Avaliação da Acessibilidade das Funções de Privacidade do Facebook com Pessoas com Deficiência Visual.
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v1i1.31887Palavras-chave:
Avaliação de acessibilidade, pesquisa qualitativa, funções de privacidade, Facebook.Resumo
A forte presença das redes sociais on-line nas interações e relações humanas tem estimulado a reflexão de diversos pesquisadores, inclusive na comunidade de Interação Humano-Computador (IHC). Uma das maiores preocupações das redes sociais está na questão da privacidade e, em relação à inclusão social e digital, na questão da acessibilidade. Assim, este artigo relata a avaliação da acessibilidade das funções de privacidade do Facebook com usuários cegos que usam o aplicativo por meio de leitores de tela. A pesquisa foi realizada utilizando-se uma abordagem qualitativa, através de entrevistas, observação direta das atividades propostas aos participantes e anotações, apontando uma série de dificuldades no uso dos recursos de privacidade do Facebook por este público-alvo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
