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ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM PARA FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Hellen Roehrs, Mariluci Alves Maftum

Resumo


Este artigo refere-se a um relato de experiência da implementação de um projeto de Atenção Psicossocial em Enfermagem junto família de alunos do Ensino Fundamental, com dificuldades de relacionamento e/ ou mudanças de comportamento, em uma escola estadual do município de Curitiba. O objetivo é realizar entrevista de ajuda contribuindo, com na busca de soluções e enfrentamento de momentos de angústias na dificuldade de relacionamento e/ou mudança de comportamento de seus filhos adolescentes. O projeto vem sendo desenvolvido desde maio de 2005. O embasamento teórico dá-se na Teoria das Relações Interpessoais de Joyce Travelbee e na Entrevista de Ajuda preconizada por Alfred Benjamim. As dificuldades comumente trazidas para serem compartilhadas no encontro com o enfermeiro são: dificuldades de relacionamento com o filho e outros membros da família, baixo rendimento escolar, educação dos filhos, sexualidade, falta de autoridade dos pais e drogas. No pouco tempo da implementação já foi possível constatar a importância da proposta pela agregação de mais sujeitos ao projeto os quais se prontificaram a participar da discussão e das atividades desenvolvidas junto às famílias. Tal atitude deu um novo desenho à proposta inicial. Também, observouse a aceitação da proposta em virtude do retorno dos familiares aos encontros. Isso confirma o fato de que o enfermeiro pode promover a saúde das pessoas, agindo com competência, para mudar a realidade de cada um.


Palavras-chave


enfermagem; atenção psicossocial; estudantes; família; nursing; psycho social attention; students; family; enfermería; atención psico-social; estudiantes; familia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/fsd.v8i1.8022