Open Journal Systems

Adoção inicial da Contabilidade aplicada ao Setor Público em municípios da agência de desenvolvimento regional de Maravilha – SC

Ana Claudia Lauxen Zuzeliski, Paulo Roberto Dallastra, Ines Liani Menzel Warken

Resumo


Diante do notório impacto que a convergência aos padrões internacionais de contabilidade trouxe, tanto na área pública como na privada, buscou-se realizar neste estudo a análise dos impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público através da comparabilidade das Demonstrações Contábeis de prefeituras pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha – SC, destacando a importância do tema para o atual estágio da contabilidade pública brasileira. Diante deste contexto a pesquisa tem como problema: Quais os impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e adequação aos padrões internacionais? Para investigar as demonstrações dos entes públicos pesquisados, tem-se por objetivo analisar os impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e adequação aos padrões internacionais. A pesquisa enquadra-se como descritiva e a coleta de dados documental, sendo utilizados os materiais recebidos pelas prefeituras com abordagem qualitativa, fazendo uma análise das estruturas das Demonstrações Contábeis, comparativo entre os anos de 2014 e 2015. A população foi constituída por 14 municípios pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha/SC, dos quais 8 municípios constituíram a amostra. Os principais achados da pesquisa possibilitam verificar que a convergência aos padrões internacionais propiciou maior nível de evidenciação nas informações contábeis oferecidas pelas atuais normas, maior transparência da gestão pública, além de melhorar a qualidade dos demonstrativos contábeis e a possibilidade de fazer comparativos com entidades de outros entes federativos através da padronização dos relatórios.


Palavras-chave


Demonstrações Contábeis. Padrões Internacionais de Contabilidade Pública Comparabilidade. Padronização. Transparência. Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha/SC.

Texto completo:

| PDF 97 - 111 |


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v9i1.47695