SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALVES, Rubem. O retorno e terno. Campinas, SP: Papirus, 1992.
BEY, Hakin. TAZ: Zona autônoma temporária. Tradução de Renato Rezende. –2. ed. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto(Org.)O olhar. São Paulo, Companhia das Letras, 1988,p. 65-87.
CORREA, Guilherme C. Oficina –novos territórios em educação. In: PEY, Maria Oly (Org.). Pedagogia libertária: experiências hoje. Rio de Janeiro: Imaginário, 2000, p.77-162.
GODOY, Ana. Mídia, Imagens, Espaço: notas sobre uma poética e uma política como dramatização geográfica. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JR., Wenceslao (Orgs.). Grafias do espaço: imagens na educação geográfica contemporânea.Campinas, SP: Alínea, 2013,p. 209-222.
_______, Ana, Ferraz, Joana, Ferreira, Juliana, Belchior, Jussara.Experimentações estético-políticas: do corpo condenado ao corpo liberado,a vida como matéria ética. Revista Eletrônica Alegrar, n. 4, 2007. Disponível em: http://www.alegrar.com.br/04/textos_A_04/05_materia.pdf. Acesso em: 01 jan. 2014.
HAESBAERT, Rogério. Apresentação á ediçãobrasileira. In: MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel, Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p.9-13.
KASTRUP, Virginia, BARROS, Laura Pozzana. Cartografar é acompanhar processos. In: Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia (Orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade.Porto Alegre: Sulina, 2010,p. 52-75.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o poder da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi.Rev. Brasileira de Educação. n.19, p. 20-28, 2002.
MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel, Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
PEIXOTO, Nelson B. O olhar do estrangeiro. In: NOVAES, Adauto. (Org.)O olhar. São Paulo, Companhia das Letras, 1988. p. 361-365.
PREVE, Ana Maria Hoepers. Perder-se: experiência e aprendizagem. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JR., Wenceslao (Orgs.). Grafias do espaço: imagens na educação geográfica contemporânea.Campinas, SP: Alínea, 2013, p.257-277.
RIBEIRO, Danilo Stank, DESIDERIORaphaela, PREVE, Ana Maria Hoepers. Geografia experimental do corpo ou de como se chega a dizer outra coisa da geografia, daterra, do mundo... In: V SEMINÁRIO CONEXÕES–DELEUZE E TERRITÓRIO E FUGAS E... XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA–NIETZSCHE/DELEUZE, 2013a, Campinas -SP
______. Geografia Experimental do Corpo: Uma proposta para uma iniciação cartográfica. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DAREGIÃO,ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEMPORÂNEO: METODOLOGIAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, 1, 2013, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013b. p.440 –450. Disponível em: http://enpegsul.wix.com/enpegsul#!apresentaes-de-trabalho/c1ajm
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir –uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico.Caderno de Subjetividade, PUC-SP,v.1, n.2, p. 241-251, 1993.
______. Cartografía sentimental: transformações contemporáneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980. _____. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIEFEL, 1983.
UNO, Kuniichi. Corpo-gênese ou tempo-catástrofe. Caderno de Subjetividade, PUC-SP,v.12, p. 37-46, 2010.
WOOD, Denis. Dogma visualizado. Estado-nação, Terra, Rios. In. CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JR., Wenceslao M. (Orgs.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas, SP: Alínea, 2013, p. 23-51.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v30i0.36090