Autoestima e Satisfação Sexual Feminina
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.79973Palabras clave:
comportamento psicossexual, mulheres, psicologia da mulher, relação sexual, sexualidade.Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre autoestima e satisfação sexual feminina, e outras variáveis relacionadas ao comportamento sexual. Participaram 105 mulheres, com idades entre 18 e 61 anos (M=24,5; DP=6,06), de diferentes orientações sexuais. Os instrumentos utilizados foram Escala de Autoestima de Rosenberg, Escala de Satisfação Sexual Feminina e Questionário de Sexualidade Feminina. Os resultados indicaram correlações positivas e moderadas entre a autoestima e satisfação sexual. A preocupação pessoal com o sexo foi o principal fator predito pela autoestima. Concluiu-se que quanto maior a autoestima, maior a satisfação sexual feminina. Foi encontrado também que ter relações sexuais com uma mesma pessoa, ainda que sem o status de um relacionamento formal, assim como ter relações sexuais com frequência, estão associados com a satisfação sexual de mulheres. Espera-se fomentar a discussão acerca da sexualidade feminina, indicando a importância da autoestima feminina para experiências sexuais prazerosas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
