Open Journal Systems

Avaliação da satisfação da equipe de profissionais de um serviço de atenção psicossocial especializado em álcool e outras drogas

Ricardo Henrique Soares, Márcia Aparecida Ferreira Oliveira, Andrea Domanico

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa acerca de uma avaliação de natureza participativa realizada em um serviço de atenção psicossocial especializado em álcool e outras drogas, que objetivou avaliar a satisfação da equipe de profissionais do serviço, empregando referencial teórico-metodológico da avaliação de quarta geração adaptado. Os dados empíricos foram coletados por meio de observação, entrevistas individuais com a aplicação do método do círculo hermenêutico-dialético e de entrevistas grupais. Os dados foram analisados pela técnica de comparação constante. As construções que emergiram no processo de avaliação participativa foram categorizadas em três núcleos temáticos: clínica, gestão e ensino. Os fatores que convergiram para a promoção da satisfação dos profissionais envolveram aspectos da prática assistencial empreendida no serviço. Por outro lado, fatores relacionados à própria assistência, além de outros atinentes à gestão do serviço e à educação permanente, conjugaram-se de modo a desfavorecer a satisfação dos profissionais.


Palavras-chave


pesquisas sobre serviços de saúde; transtornos relacionados ao uso de substâncias; serviços comunitários de saúde mental; satisfação pessoal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i2.66901