Avaliação da satisfação da equipe de profissionais de um serviço de atenção psicossocial especializado em álcool e outras drogas
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo transversal, descritivo e de abordagem qualitativa acerca de uma avaliação de natureza participativa realizada em um serviço de atenção psicossocial especializado em álcool e outras drogas, que objetivou avaliar a satisfação da equipe de profissionais do serviço, empregando referencial teórico-metodológico da avaliação de quarta geração adaptado. Os dados empíricos foram coletados por meio de observação, entrevistas individuais com a aplicação do método do círculo hermenêutico-dialético e de entrevistas grupais. Os dados foram analisados pela técnica de comparação constante. As construções que emergiram no processo de avaliação participativa foram categorizadas em três núcleos temáticos: clínica, gestão e ensino. Os fatores que convergiram para a promoção da satisfação dos profissionais envolveram aspectos da prática assistencial empreendida no serviço. Por outro lado, fatores relacionados à própria assistência, além de outros atinentes à gestão do serviço e à educação permanente, conjugaram-se de modo a desfavorecer a satisfação dos profissionais.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i2.66901