Avaliação Psicológica: Definição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.65877Palavras-chave:
testagem psicológica, formação do psicólogo, diretrizes de ensino.Resumo
O conhecimento da Avaliação Psicológica (AP) é uma importante ferramenta a qualquer profissional de psicologia, este é acumulado durante a graduação. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento da Avaliação Psicológica em alunos do curso de Psicologia, através de dois instrumentos, um com perguntas abertas e o Questionário de Competências para Avaliação Psicológica (QCAP). Participaram 150 estudantes universitários, 79,3% se declarou do gênero feminino. Foram utilizados um questionário de identificação, as Questões sobre o conhecimento de Avaliação Psicológica e o QCAP. Os resultados indicaram que conceitos essenciais ainda são mal compreendidos, como aspectos psicométricos e a função do SATEPSI, constatando uma falta de conhecimento teórico-prático no que diz respeito ao processo de Avaliação Psicológica. Deste modo, é necessário pensar criticamente a grade de disciplinas dos cursos, estratégias e recursos de ensino que possam melhorar a formação e atuação em território nacional.
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