Avaliação Psicológica: Definição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia

Autores

  • Bruno Bonfá-Araujo Universidade São Francisco
  • Eliana Santos de Farias Complexo Educacional FMU
  • Janaina Chnaider Miranda

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.65877

Palavras-chave:

testagem psicológica, formação do psicólogo, diretrizes de ensino.

Resumo

O conhecimento da Avaliação Psicológica (AP) é uma importante ferramenta a qualquer profissional de psicologia, este é acumulado durante a graduação. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento da Avaliação Psicológica em alunos do curso de Psicologia, através de dois instrumentos, um com perguntas abertas e o Questionário de Competências para Avaliação Psicológica (QCAP). Participaram 150 estudantes universitários, 79,3% se declarou do gênero feminino. Foram utilizados um questionário de identificação, as Questões sobre o conhecimento de Avaliação Psicológica e o QCAP. Os resultados indicaram que conceitos essenciais ainda são mal compreendidos, como aspectos psicométricos e a função do SATEPSI, constatando uma falta de conhecimento teórico-prático no que diz respeito ao processo de Avaliação Psicológica. Deste modo, é necessário pensar criticamente a grade de disciplinas dos cursos, estratégias e recursos de ensino que possam melhorar a formação e atuação em território nacional.

Biografia do Autor

Bruno Bonfá-Araujo, Universidade São Francisco

Psicólogo. Mestrando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco.

Eliana Santos de Farias, Complexo Educacional FMU

Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Camp.

Janaina Chnaider Miranda

Mestranda em Psicologia pela PUC-Camp.

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Publicado

20-08-2020

Como Citar

Bonfá-Araujo, B., Farias, E. S. de, & Miranda, J. C. (2020). Avaliação Psicológica: Definição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia. Interação Em Psicologia, 24(2). https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.65877

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa