Avaliação do plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56248

Palabras clave:

plantão psicológico, clínicas-escola, saúde mental, follow-up

Resumen

O Plantão Psicológico é um serviço de caráter emergencial que objetiva acolher a experiência da pessoa em urgência psicológica, por meio de um encontro único. Este é um estudo qualitativo de follow up delineado para avaliar o plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia. Foram feitas seis entrevistas semiestruturadas com uma amostra dos usuários atendidos entre setembro de 2015 a janeiro de 2016. Foram criadas oito categorias de análise: a) o caráter emergencial e a necessidade da fala, b) expectativas direcionadas ao serviço psicológico, c) acolhimento, d) efeitos do encontro, e) competências do plantonista, f) vínculo terapêutico na instituição, g) pontos positivos do serviço e h) pontos negativos do serviço. Há uma satisfação dos participantes em relação ao acolhimento por parte do plantonista, rapidez no atendimento e bem-estar proporcionado pela conversa tida no plantão. Sugere-se mais pesquisas de avaliação para que profissionais programem ações na saúde mais específicas para população atendida.

Biografía del autor/a

Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pelo IP-USP, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL

Publicado

2019-08-11

Cómo citar

Mantovanelli Ortolan, M. L., & Bonafé Sei, M. (2019). Avaliação do plantão psicológico de um serviço-escola de Psicologia. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.56248

Número

Sección

Relatos de Pesquisa