Habilidades sociais e competência social: Analisando conceitos ao longo das obras de Del Prette e Del Prette
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.50314Palavras-chave:
habilidades sociais, competência social, revisão conceitualResumo
Considerando a diversidade conceitual do campo das Habilidades Sociais, tanto entre diferentes autores, como para um mesmo autor ao longo de suas obras, este estudo objetivou analisar as definições de habilidades sociais e competência social, a partir das obras de Del Prette e Del Prette. As definições dos conceitos foram selecionadas de livros e artigos teóricos desses autores, desde 1996 até 2012, e comparadas, em ordem cronológica. Com base nessas análises, observaram-se diferenças importantes em ambos os conceitos, ao longo das obras dos autores, produto de revisões, complementações e aprimoramentos de conhecimentos conceituais, empíricos e metodológicos que ocorreram ao longo do tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.