Classes de comportamentos profissionais de pais sociais identificadas em literatura por meio de análise comportamental.
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.46287Palavras-chave:
análise do comportamento, crianças abrigadas, pais sociais, mãe social, análise de funçãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar classes de comportamentos de pais sociais em instituições
de acolhimento na modalidade casa lar. Foi realizado procedimento de identificação
de classes de comportamentos a partir de análise documental. O procedimento envolveu
transcrever trechos de obras que fizessem referência a informações relativas a componentes
de comportamentos de pais sociais, completar ou aperfeiçoar a descrição dos componentes
identificados, derivar componentes não identificados nas fontes de informação, nomear as
classes de comportamento, listar e categorizar as classes de comportamentos. Foram identificados
123 classes de comportamentos, organizadas em 26 classes gerais, as quais foram
agrupadas em cinco classes mais gerais: (a) promover o desenvolvimento afetivo e social das
crianças e adolescentes; (b) administrar o ambiente doméstico e institucional; (c) promover a
saúde e o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes; (d) promover a aprendizagem
das crianças e adolescentes e; (e) inserir crianças e adolescentes no ambiente institucional. A
identificação desses comportamentos possibilitará melhor qualificar e avaliar o trabalho realizado
em casas lares.
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