Efeitos do Treino Musical sobre a Memória Visual de Curto Prazo em Crianças
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a memória de crianças que executam atividades musicais.
Participaram 32 crianças, de 7 a 1 2 anos. Destas, 1 6 faziam aulas de música (condição experimental; M=
9,81 anos; DP = 0,84) e as outras 1 6 não o faziam (condição controle; M= 9,63 anos; DP = 1 ,82). Foram
utilizados o teste pictórico de memória (Tepic-M) e um questionário sociodemográfico. Realizam-se
análises descritivas e o teste t de Student de amostras independentes. A condição experimental apresentou
média superior (M= 11 ,63, DP = 3,07) em relação à condição controle (M= 8, DP = 3,58), obtendo-se
uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos [t(22) = 3,07, p<0,05]. Destarte, sugere-se
que a execução musical possa beneficiar a memória de curto prazo.
Participaram 32 crianças, de 7 a 1 2 anos. Destas, 1 6 faziam aulas de música (condição experimental; M=
9,81 anos; DP = 0,84) e as outras 1 6 não o faziam (condição controle; M= 9,63 anos; DP = 1 ,82). Foram
utilizados o teste pictórico de memória (Tepic-M) e um questionário sociodemográfico. Realizam-se
análises descritivas e o teste t de Student de amostras independentes. A condição experimental apresentou
média superior (M= 11 ,63, DP = 3,07) em relação à condição controle (M= 8, DP = 3,58), obtendo-se
uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos [t(22) = 3,07, p<0,05]. Destarte, sugere-se
que a execução musical possa beneficiar a memória de curto prazo.
Palavras-chave
Crianças; música; memória; plasticidade cerebral; teste pictórico de memória
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v20i1.32489