Análise dos Itens da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) pelo Modelo de Rasch
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os itens da Escala de Aconselhamento Profissional segundo
o modelo de Rasch, enfocando principalmente o funcionamento diferencial dos itens em relação ao
tipo de escola (particular ou pública). Participaram 615 estudantes do ensino médio (68% do sexo
feminino) de instituições do interior do estado de São Paulo, sendo 179 de escola privada e 436 de
escola pública, com idades variando entre 14 a 27 anos e média de 16,36. Os resultados mostraram
que os itens tiveram, em geral, valores adequados de ajuste. Em relação à análise de DIF, observou-se
que 20 itens estavam enviesados, sendo que o favorecimento ao tipo de escola mostrou-se
relativamente equilibrado. Sugere-se uma análise mais aprofundada dos itens, para verificar se é
necessária a separação da escala em duas versões, ou até mesmo se esse viés é parte do constructo.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v19i3.30889