Open Journal Systems

“Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares

Glauce Carolina Vieira dos Santos, Nádia Kienen, Juliane Viecili, Silvio Paulo Botomé, Olga Mitsue Kubo

Resumo


Em qualquer profissão a qualidade da intervenção dos profissionais está relacionada com as aprendizagens desenvolvidas no processo de sua capacitação profissional. No caso da Psicologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais constituem orientações para o planejamento da capacitação de psicólogos no país. Examinar as proposições presentes nesse documento parece ser um ponto de partida para a identificação dos limites e das possibilidades da capacitação de futuros psicólogos. Os conceitos de “competência” e “habilidade” foram examinados à luz do conhecimento existente sobre a noção de “comportamento”. Ambos são termos que, tanto na literatura quanto nas Diretrizes Curriculares, são polissêmicos e pouco precisos. Além disso, as próprias proposições que orientam as aprendizagens a serem desenvolvidas são explicitadas por meio de expressões comumente genéricas e imprecisas. Os conceitos de comportamento e de decomposição de comportamentos complexos, bem como as relações entre conhecimento, comportamento, necessidades sociais, possibilidades de atuação, objetivos de ensino, competências e habilidades necessitam estar suficientemente esclarecidos. Somente assim, gestores de cursos, professores e demais envolvidos no processo de ensino de graduação poderão planejar e administrar condições de ensino que possibilitem o desenvolvimento das “competências” constituintes da profissão de psicólogo.

Palavras-chave: diretrizes curriculares; ensino superior; comportamentos profissionais do psicólogo; conhecimento e capacitação em psicologia; competências do psicólogo.


Palavras-chave


diretrizes curriculares; ensino superior; comportamentos profissionais do psicólogo; conhecimento e capacitação em psicologia; competências do psicólogo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i1.12279