Notícias

MINORIAS SOCIAIS NA CIÊNCIA POLÍTICA

 

Chamada para publicação na Revista Eletrônica de Ciência Política (Recp) da Universidade Federal do Paraná (PPGCP/UFPR).

Até o dia 30 de setembro, convidamos pesquisadores da área a enviarem artigos para o Dossiê: Minorias Sociais na Ciência Política que irá compor a 2ª edição do v. 12 (2021) da RECP, a ser publicada entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

 

ESCOPO: A construção da Ciência Política, enquanto campo disciplinar e área de atuação, é marcada por enclaves – inscrito nos registros do preconceito e da discriminação – classistas, identitários, raciais, étnicos, sexuais, regionais, geracionais e de gênero. Afirmar isso é reconhecer quais foram os limites ligados à edificação dessa área e, sobretudo, viabilizar mecanismos potenciais atrelados à mitigação desse problemático processo. É diante dessa segundo viabilidade que, de modo parceiro/colaborativo, nós – organizadores e a Revista Eletrônica de Ciência Política – consideramos importante a construção do dossiê denominado “Minorias Sociais na Ciência Política”. Diante disso, esperamos a recepção de trabalhos preocupados em: 1) compreender a trajetória de atores e/ou coletividades minoritárias em meio à Ciência Política e, também, na Sociologia Política, por compreender que este é o ramo da sociologia que reflete sobre o poder, o Estado e o dever político; 2) analisar aspectos da Ciência Política que demarcam a sua constituição, enquanto campo, alheios a pautas, discussões e abordagens amplamente correlacionadas às causas ou grupos minoritários; 3) entender como se deu a construção, na contemporaneidade, de estratégias individuais/coletivas para tornar esse campo mais “aberto” a atores, questões e demandas minoritárias; 4) de forma mais celebrativa, apresentar criticamente atuações, pensamentos, teorias, transformações analíticas e novas abordagens que, partindo de uma perspectiva e/ou decurso minoritário, trouxeram transformações à Ciência Política; 5) refletir sobre os novos estudos dentro da Ciência Política e da Sociologia Política no que tange a ascensão conservadora na contemporaneidade, afinal, é relevante dimensionar e analiticamente tratar dos ataques sofridos por movimentos minoritários - tais como o Movimento Feministas, LGBTQIA+, Movimento Negro - a partir de políticas embasadas em lógicas antifeministas, desfavoráveis à promoção da igualdade racial, aversas ao combate às desigualdades sociais e pautadas na suposta ideologia de gênero.

 

Lembramos que a contribuição deve ser original e inédita em revistas e ao menos um dos autores deve possuir a titulação mínima de mestrando. Para saber mais sobre o processo de submissão, acesse a seção “Diretrizes para autores” em Revista Eletrônica de Ciência Política, no site: www.revistas.ufpr.br

ORGANIZAÇÃO: Camila Galetti (UnB) e Felipe Fontana (UEM).

SECRETÁRIA EXECUTIVA RESPONSÁVEL: Maria Cecilia Eduardo

 

 
Publicado: 2021-08-03 Mais...
 

10 ANOS DESDE A CRIAÇÃO DA RECP

 

Em 2020, a Revista Eletrônica de Ciência Política (RECP) do Programa de PPGCP-UFPR completou 10 anos desde sua criação em 2010. Ao longo dos anos, o periódico solidificou-se como importante meio de divulgação de material científico para a área, mas isso não teria ocorrido se não fossem os alunos que inicialmente pensaram na ideia de criação da revista e, com bastante empenho, tornaram real o que inicialmente era apenas um sonho. 

É sempre um árduo trabalho manter uma revista, mas o contexto político completamente descomprometido com o desenvolvimento da ciência e a divulgação científica, torna tudo ainda mais difícil. Ainda assim, obtivemos sucesso ao longo desses anos e procuramos não esmorecer diante dos desafios. 

Por isso, comemoramos esse histórico homenageando a todos que fizeram parte da revista em algum momento, e especialmente àqueles que estiveram a frente coordenando os trabalhos. 

Fiquem agora com o relato dos alunos que auxiliaram na criação e solidificação da RECP:

https://revistas.ufpr.br/politica/about/history

Ainda durante esse mês de junho, lançaremos a última edicação do volume de 2020: edição comemorativa dos 10 anos da RECP.

 
Publicado: 2021-06-18 Mais...
 
1 a 2 de 2 itens