CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: EDIÇÃO ESPECIAL "A TECNOCIÊNCIA E O DIÁLOGO ENTRE A NATUREZA, A TÉCNICA E A SOCIEDADE".

"A Tecnociência e o diálogo entre a natureza, a técnica e a sociedade"

Bernadette Bensaude-Vincent analisa em As vertigens da tecnociência [Les vertiges de la technoscience – Façonner Le monde atome par atome, Editions La Découverte, Paris, 2009] a interação recíproca entre ciência, tecnologia e sociedade, centrando-se na formação de um novo regime de saber a partir da Segunda Guerra Mundial (EUA, Projeto Manhattan), seguido da crise do petróleo nos anos de 1970, alcançando até mesmo as nanoiniciativas nos anos 2000.

A tecnociência, este novo regime de saber, instiga o senso investigativo das ciências humanas, na medida em que resulta de um processo histórico complexo, que incentiva a abordagem multidisciplinar, ampliando o escopo das explicações que adotam um modelo linear. Esta aparente linearidade pressuporia a anterioridade da ciência em relação à aplicação dos artefatos tecnológicos e, além disso, a identificação de sentido unidirecional da difusão do saber a partir das comunidades epistêmicas em direção à sociedade. No entanto, ao considerar a complexidade e a expansão global como inerentes ao desenvolvimento histórico da tecnociência, as investigações filosóficas, históricas e sociais deste fenômeno dirigem-se para múltiplas questões, tais como as propriamente epistemológicas, as que tratam sobre os impactos éticos e cultuais das aplicações tecnológicas, as que tratam da governança. Deste modo, esta abordagem epistemologicamente diversificada propõe a multidisciplinaridade, permitindo conhecer os diferentes modos de interação recíproca entre as tecnologias de informação, as biotecnologias e as nanotecnologias, bem como as demais áreas da ciência, da técnica e da tecnologia, promovendo o diálogo de saberes oriundos dos territórios, das instituições e das comunidades.

O número especial “A Tecnociência e o diálogo entre a natureza, a técnica e a sociedade do Cadernos PET-Filosofia UFPR incentiva a publicação de artigos e de resenhas que promovam, assim, a reflexão e o diálogo de saberes, compreendendo mesmo que de modo parcial a complexidade das interações recíprocas mantidas entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. 

Orientações para autoras e autores

Antes de encaminhar o seu texto, verifique as Diretrizes para autores do Cadernos PET-Filosofia/UFPR:

https://revistas.ufpr.br/petfilo/about/submissions#authorGuidelines

O prazo final para submissão de artigos e resenhas é 15 de Junho de 2021 às 23h59min As submissões dever ser feitas pela Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR, no seguinte link: https://revistas.ufpr.br/petfilo/index. Basta fazer o cadastro, caso o autor ainda não o possua, e submeter o arquivo em “Nova submissão”. Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail cadernospet@gmail.com.

Editores do número especial

Dr. Ronei C. Mocellin. Professor (Filosofia/UFPR), coordenador do Núcleo de Estudos da Cultura Técnica e Científica - NECTeC.

Dra. Débora Aymoré. Professora substituta (Filosofia/UFPR), pesquisadora do NECTeC.