Chamada para publicação na revista Cadernos-PET Filosofia UFPR: Imagens do Antropoceno

A revista Cadernos PET-Filosofia, neste 21 de outubro de 2020, torna aberto o edital para a publicação de artigos, resenhas e traduções, sob o tema IMAGENS DO ANTROPOCENO, para pesquisadores/as do âmbito da graduação e da pós-graduação. O tema deste ano foi escolhido, como é tradicionalmente feito, a partir das pesquisas feitas no PET de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde o tema foi abordado no ano de 2019 sob a tutoria do Profº Dr. Marco Antônio Valentim e da Profª Dra. Maria Adriana Cappello.

Ao longo de 2019, fizemos um estudo comparativo de diferentes imagens, produzidas pelas ciências humanas em colaboração com as ciências naturais, do Antropoceno, compreendido como a nova época geológica da história profunda do planeta, época caracterizada pelo impacto massivo da agência humana sobre o sistema biogeofísico da Terra. O estudo se dividiu em duas partes. A primeira foi dedicada ao estudo dessas imagens, interpretadas filosoficamente quanto aos seus pressupostos metafísicos e consequências políticas (utilizamos aí autores/as como Chakrabarty, Marques, Latour, Stengers, Danowski, Viveiros de Castro, Kopenawa & Albert, Haraway e Tsing). A segunda parte consistiu na aplicação dessas concepções teóricas à interpretação filosófica de algumas obras da ficção especulativa produzidas sobre o Antropoceno (de Margareth Atwood e de Octavia Butler). O objetivo geral do estudo foi, portanto, estabelecer um léxico filosófico, mediante o trabalho de análise e imaginação conceitual, capaz de permitir a abordagem profunda de questões vinculadas à grande transformação designada pelo Antropoceno, especialmente no que se refere à situação ecológica dos povos humanos e extra-humanos no planeta – a sua cosmopolítica.


O prazo limite para o envio dos artigos, resenhas e traduções sobre este tema é até o dia 21 de dezembro de 2020, às 23h59min, por meio de submissão pela Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR, no seguinte link: https://revistas.ufpr.br/petfilo/index . Basta fazer o cadastro (para quem não tiver) e submeter em “Nova submissão”. Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail cadernospet@gmail.com . Segue abaixo as diretrizes para a formatação dos textos.

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. A revista CADERNOS PET-FILOSOFIA aceita as colaborações em forma de textos inéditos nos seguintes moldes:

1.1. Artigos de até 12.000 palavras (28 páginas), incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.

1.2. Resenhas críticas de apenas um livro ou de vários, cujos temas sejam correlatos (até 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas) publicados nos últimos cinco anos. As resenhas críticas devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas: nome do autor (ou organizador, tradutor etc.), título da obra, local da publicação, editora, ano da publicação, número de páginas e ISBN.

1.3. Traduções acompanhadas do texto original.

2. Os trabalhos enviados para avaliação que não estiverem de acordo com as normas e diretrizes de submissões serão devolvidos aos autores/às autoras.

3. Os textos submetidos devem obedecer às seguintes normas:

3.1. Estar no formato Word .docx.

3.2. Possuir a formatação: 

  • Fonte Garamond. 
  • Margens (em polegadas): 
    • Superior: 1.0; 
    • Esquerda: 1.0;
    • Inferior: 1.0;
    • Direita: 1.0;
  • Margens (em centímetros):
    • Superior: 2.5; 
    • Esquerda: 2.5;
    • Inferior: 2.5;
    • Direita: 2.5;
  • Formato do papel: A4.
  • Alinhamento vertical: Superior

Esta formatação, no Word, pode ser definida na parte “Layout da página” > “Margens” > “Margens personalizadas”.

3.3. O título deve estar em negrito e alinhado à esquerda em fonte 14.

3.4. O nome do autor(a)(es)(as) deverá ser enviado pela plataforma de submissão, junto com as informações seguintes: instituição, área de pesquisa, e-mail, cidade, país, Orcid e link do currículo Lattes. A identificação de autoria no trabalho deverá ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” do Word, assegurando assim uma avaliação por pares cega.

3.5. Resumo em português de até 300 palavras com espaçamento 1,15, tamanho 12, justificado e devendo possuir de 3 até 5 palavras-chave. As palavras-chave deverão estar separadas por ponto-e-vírgula, em fonte 11. 

3.6. O corpo do texto deve possuir fonte 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. 

3.7. Elementos do corpo do texto:

  • Títulos de obras devem estar em itálico. 
  • O texto deve ser corrido, clicando “enter” uma vez para a mudança de parágrafo.
  • Espaçamento próprio à divisão do texto (ex: Parte 1, Parte 2, etc.) pode ocorrer com somente dois cliques de “enter”.
  • Referências devem estar entre parênteses, seguindo a ordem: último sobrenome do autor, primeiro nome de autor(a), ano de publicação da obra, número da página, parágrafo ou capítulo. O sobrenome do autor deverá possuir todas as letras maiúsculas e o primeiro nome apenas a primeira letra maiúscula. Se a referência possuir dois autores, devem estar separados por “&”. No caso de mais de dois autores, o sobrenome e nome do primeiro autor deve ser seguido de “et. al”. Exigimos nome e sobrenome para não ocultar a presença de produções tanto por autores quanto por autoras.
  • Citações superiores a 3 linhas serão destacadas no corpo do texto com recuo de 4 cm, fonte de tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem utilização de aspas no início e no final. Um espaço separando o começo e um espaço separando o final da citação. Complementos do autor do artigo devem ser adicionados entre chaves. Deve conter referência ao final da citação.
  • As notas de rodapé devem estar em fonte 10, espaçamento simples e justificado. No texto, devem vir coladas à palavra, antes do ponto ou da vírgula.
  •  Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto.
  • Todos os endereços “URL” no texto (ex.: https://petdefilosofiaufpr.wordpress.com/) devem estar ativos.

4. As referências bibliográficas completas deverão estar somente no final do artigo e em ordem alfabética, do seguinte modo:


4.1 Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Título e subtítulo (se tiver) da obra em itálico: subtítulo. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano de publicação (Série).

Exemplos:

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. L. F. Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

4.2 Coletâneas a antologias: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Primeiro nome e especificação “(org.)” ou “(ed.)”. Título e subtítulo (se tiver) da obra em itálico: subtítulo. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano da edição.
Exemplos:

MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. 

4.3 Artigo ou capítulo em obra coletiva ou coletânea: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. “Título do Artigo ou Capítulo”. Especificação “In:” SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Primeiro nome e especificação “(org.)” ou “(ed.)” [OU] _________, Título da Obra. Eventual tradutor. Local da edição: editora, ano da edição, páginas iniciais e finais do artigo ou capítulo.

Exemplos:
MUCHAIL, Salma Tannus. “O Mesmo e o Outro: Faces da História da Loucura”. In: MARIGUELA, Marcio. (org.). Foucault e a Destruição das Evidências. Piracicaba: UNIMEP,1995. p. 10-57.

MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. “A Crítica Humeana da Razão” In: _________, Racionalidade e Crise: estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo/Curitiba: Discurso Editorial/Editora da UFPR, 2001, p. 111-132.


4.4 Artigo em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. “Título do Artigo”. In: Nome do Periódico em itálico, série (se houver), volume, número, ano da edição e páginas do artigo.

Exemplos:
LIMONGI, Maria Isabel. “Sociabilidade e Moralidade: Hume Leitor de Mandeville”. In: Kriterion, v. XLIV, no 108, 2003, p. 224-243.
ELLIS, Brian. “An Essentialist Perspective on the Problem of Induction”. In: Principia, v. 2, no 1, p. 103-124.


4.5 A citação de obras disponíveis na internet deve seguir as normas anteriores, com acréscimo do endereço de acesso.
Exemplo:

VALENTIM, Marco Antônio. “Método e metafísica: Descartes entre as Regras e as Meditações”. Doispontos, vol. 5, n° 1, 2008, p.43-66. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/view/10046/8417. Acesso em: out. 2008.