Análise neo-schenkeriana e reduções de ordem prática como recursos analíticos ao repertório de ragtime e o exemplo de The Entertainer, de Scott Joplin
DOI :
https://doi.org/10.5380/mp.v7i1.38136Mots-clés :
Ragtime. Análise neo-schenkeriana. Análise musical. Teoria musicalRésumé
Neste trabalho é proposta uma análise do ragtime The Entertainer (1902), de Scott Joplin, sob a metodologia de análise proposta por Schenker, conforme Fraga (2009) e reduções de ordem prática. Em The Entertainer, identifica-se a presença de diversas técnicas de progressão linear, como prolongamento melódico, ascensão inicial, desdobramento, transferência de registro, superposição, ligação e substituição. Este estudo leva a uma reflexão sobre a utilização desta metodologia de análise para o estudo de peças de música popular compostas no final do século XIX e início do século XX.
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Publié-e
2014-06-10
Comment citer
Viegas, A. (2014). Análise neo-schenkeriana e reduções de ordem prática como recursos analíticos ao repertório de ragtime e o exemplo de The Entertainer, de Scott Joplin. Música Em Perspectiva, 7(1). https://doi.org/10.5380/mp.v7i1.38136
Numéro
Rubrique
Artigos