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Aplicação da base ecossistêmica na gestão ambiental de portos

Lorena Ferreira Goersch Andrade, Milton Lafourcade Asmus, Javier García Onetti, Marinez Eymael Garcia Scherer

Resumo


Este trabalho discute uma proposta de gestão integrada e multidisciplinar para os diferentes setores e serviços portuários do porto de São Francisco do Sul (localizado no litoral Norte do estado de Santa Catarina), Brasil. Foram utilizados fatores das atividades portuárias relacionados ao modelo Drivers-Pressure-State-Impact-Response (DPSIR), objetivando o estabelecimento de um suporte de informação com Base Ecossistêmica necessário a um Sistema de Gestão Ambiental Portuária, aplicado ao estudo de caso. Este suporte de informação foi obtido a partir da proposta metodológica de Asmus et al. (2015) e Scherer et al. (2015), que prevê a caracterização dos ecossistemas e serviços ecossistêmicos existentes na área de estudo, a identificação das macroatividades presentes no porto e a caracterização dos aspectos ambientais gerados pelas macroatividades do porto, permitindo a identificação dos aspectos ambientais significativos e a análise dos principais impactos ambientais identificados, além da elaboração de uma proposta de recomendações de estratégias para gestão ao porto. Os aspectos ambientais significativos para o porto de São Francisco do Sul foram as descargas e vazamentos para a água; os lançamentos de efluentes para os sedimentos marinhos; a geração de resíduos sólidos; as interações que geram mudanças estruturais nos ecossistemas marinhos; e a interação com a comunidade portuária local (em meio terrestre). Foram realizadas sugestões de táticas de gestão direcionadas aos impactos específicos causados por estes aspectos, mostrando como esta é uma metodologia aplicável de forma concisa e prática, correspondendo aos princípios básicos da Gestão com Base Ecossistêmica (GBE), de atender aos setores econômicos, ambientais e sociais a partir dos serviços ecossistêmicos, levando em consideração as atividades humanas e a importância dos ecossistemas.


Palavras-chave


serviços ecossistêmicos; gestão com base ecossistêmica; porto de São Francisco do Sul; Baía da Babitonga

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v44i0.54999