A PERCEPÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
Considerando-se tanto (i) a importância da noção de gênero
discursivo para a prática de ensino de língua materna como
(ii) o resultado de estudos que mostram que essa noção não é
suficientemente explorada na maioria dos materiais didáticos,
essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo
investigar a percepção desse conceito pelo professor de língua
portuguesa de ensino fundamental e médio. De modo geral, os dados desenham um professor sem amparo teórico para cobrir a lacuna deixada pelo material didático.
discursivo para a prática de ensino de língua materna como
(ii) o resultado de estudos que mostram que essa noção não é
suficientemente explorada na maioria dos materiais didáticos,
essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo
investigar a percepção desse conceito pelo professor de língua
portuguesa de ensino fundamental e médio. De modo geral, os dados desenham um professor sem amparo teórico para cobrir a lacuna deixada pelo material didático.
Palavras-chave
Gênero discursivo; Bakhtin; ensino de língua portuguesa; Discourse genre; Bakhtin; teaching of Portuguese as a first language
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v67i0.5533
Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)

Revista Letras está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.