O “PROGRAMA EM EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL” DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL NO PARÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Gabriel Pereira Paes Neto ESMAC UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.46869

Palavras-chave:

Educação Integral. Estado. Hegemonia.

Resumo

Nosso estudo se refere ao movimento atual da educação integral enquanto política pública, portanto inerente ao crescimento das parcerias público-privadas, realizadas no estado do Pará através da Fundação Itaú Social, materializadas no “Programa em Excelência em Gestão Educacional”, sobretudo no que se refere à educação integral. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, na qual se optou pelo materialismo histórico dialético (MHD) como a lente que pode orientar o olhar para o objeto desta pesquisa. Considera-se fundamental o papel contra hegemônico que a escola pode ter, mas que não vem acontecendo. O problema de pesquisa foi como vem se dando a implementação da educação integral do “programa em excelência em gestão educacional” da fundação Itaú social no Pará? Tendo como objetivo analisar o processo de implementação da educação integral do “programa em excelência em gestão educacional” da fundação Itaú social no Pará.

Biografia do Autor

Gabriel Pereira Paes Neto, ESMAC UFPA

Docente da Escola Superior Madre Celeste e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Integrante do grupo de pesquisa LEPEL/Linha de estudo e pesquisa em educação física, esporte e lazer; Coordenador da linha de produção de conhecimento em educação física da LEPEL; Membro da secretaria estadual do Pará do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará;Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física. fones: (91) 32335564; 98348 1456. email: gabrielpaes@ufpa.br; gabrieledfisica@hotmail.com

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Neto, G. P. P. (2016). O “PROGRAMA EM EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL” DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL NO PARÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Jornal De Políticas Educacionais, 10(19). https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.46869

Edição

Seção

Artigos