Open Journal Systems

POLÍTICA EDUCACIONAL E DECOLONIALIDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA

Ivanilso Santos Da Silva

Resumo


Neste trabalho, cuja questão norteadora procurou interrogar a articulação entre política educacional e abordagem decolonial em termos epistemológicos e metodológicos, utilizamos estratégias de revisão de literatura em duas etapas: a) bibliométrica, como guia para coleta, organização e seleção dos estudos analisados; e b) narrativa, como estratégia de construção e apresentação das análises. Tratando-se de uma primeira aproximação, alguns dos achados apontam para uma relação ainda inicial entre a abordagem e o objeto, não obstante as políticas de linguagens e currículo – em especial sobre a imposição de línguas estrangeiras, o Inglês – despontarem como objetos privilegiados das pesquisas, o que põe os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder com centrais para análise das disputas e assimetrias na arena das formulações, transferências, assimilações e resistências às políticas educacionais, cujo contexto privilegiado se dá nos processos de internacionalização e globalização, identificado nas pesquisas como marco contemporâneo da colonialidade. Em termos metodológicos, o Estudo de Caso se sobressai juntamente com a Análise do Discurso, em diferentes variações, não obstante outras abordagens metodológicas, como Etnografias Críticas e Análise Crítica de Políticas, também serem utilizadas. Tais sínteses configuram-se ainda como primeiras e provisórias respostas para as questões sobre a possibilidade de articular pesquisa em política educacional e abordagem decolonial, por um lado, e a operacionalização destas pesquisas em termos epistemológicos e metodológicos.


Palavras-chave


Decolonialidade; Política Educacional; Revisão Narrativa

Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOTTI, V. De O. (Towards) decoloniality and diversality in global citizenship education. Globalisation, Societies and Education, Sep. 2011. v. 9, n. 3–4, p. 381–397. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14767724.2011.605323. Acesso em: 13 mai. 2022.

AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. - 3ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

AYDAROVA, E. Discursive contestations and pluriversal futures: A decolonial analysis of educational policies in the United Arab Emirates. Education Policy Analysis Archives, 6 Nov. 2017. v. 25. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3063. Acesso em: 13 mai. 2022.

BALL, S. J. Textos, discursos y trayectorias de la política: la teoria estratégica. Páginas de la Escuela de Ciencias de la Educación, Córdoba, v. 2, n. 2 y 3, p. 19-33, sept. 2002. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/pgn/article/view/14985. Acesso em: 02 set. 2022.

BALL, S. J. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4003/2807. Acesso em: 02 set. 2022.

BECERRA-LUBIES, R. Intercultural education and early childhood: strengthening knowledge based on Indigenous communities and territory. AlterNative, 1 Jun. 2021. v. 17, n. 2, p. 326–334. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/11771801211022328. Acesso em:13 mai. 2022.

CLAY, K. L.; BROEGE, N. C. R. Searching for Amistad in Two School Districts: A Case Study of Black History Curriculum Implementation in New Jersey. Educational Administration Quarterly, 2021. v. 0, n. 00, p. 1–28. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0013161X211026962?journalCode=eaqa. Acesso em: 13 mai. 2022

COOPER, A. “That’s Schoolified!” How Curriculum, Pedagogy and Assessment Shape the Educational Potential of Poetry in Subject English for Black High School Learners. Education as Change, 2020. v. 24, p. 1–20. Disponível em: https://unisapressjournals.co.za/index.php/EAC/article/view/7600. Acesso em: 13 mai. 2022.

DA COSTA, A. E. The significance of post-racial ideology, black political struggle, and racial literacy for Brazilian anti-racist education policy. Policy Futures in Education, 1 Apr. 2016. v. 14, n. 3, p. 345–359. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1478210316631871. Acesso em: 13 mai. 2022.

DA COSTA, A. E. The Decolonial in Practice, Quilombismo, and Black Brazilian Politics in “Postneoliberal” Times. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 2018. v. 5, n. 1, p. 27–40. Disponível em: https://www.ejecs.org/index.php/JECS/article/view/91. Acesso em: 13 mai. 2022.

DUBE, B.; TSOTETSI, C. State-based curriculum making in a post colonial Zimbabwe: Making sense of Family, Religious and Moral Education in a global context. Journal of Social Studies, 2019. Disponível em: https://jsser.org/index.php/jsser/article/view/462. Acesso em: 13 mai. 2022.

DUBE, B.; TSOTETSI, C. The ambivalence of comradeship in the appointment of principals: A threat to the provision of quality education. South African Journal of Education, 1 Dec. 2020. v. 40, p. 1–10. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1286198. Acesso em: 13 de mai. 2022.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan/mar de 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 13 mai. 2022.

HURIE, A. H. ¿Inglés para la paz? Colonialidad, ideología neoliberal y expansión discursiva en Colombia Bilingüe. Ikala, 2018. v. 23, n. 2, p. 333–354. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/article/view/328915. Acesso em: 13 mai. 2022.

JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. Wines, bottles, crises: A decolonial perspective on brazilian higher education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2021. v. 21, n. 2, p. 577–604. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/DsZ3kBXZMt5rn4f7P4Pdyfw/. Acesso em: 13 mai. 2022.

LACERDA, R.T.O; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão da Produção, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 59-78, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/sKh5wfCCGv68fdRP8GStLXC/?lang=pt. Acesso em: 13 mai. 2022.

NIETO, D. Citizenship education discourses in Latin America: multilateral institutions and the decolonial challenge. Compare, 4 May. 2018. v. 48, n. 3, p. 432–450. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057925.2017.1408399. Acesso em: 13 mai. 2022.

PHYAK, P. Subverting the Erasure: Decolonial Efforts, Indigenous Language Education and Language Policy in Nepal. Journal of Language, Identity and Education, 2021a. v. 20, n. 5, p. 325–339. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15348458.2021.1957682. Acesso em: 13 mai. 2022.

PHYAK, P. Epistemicide, decifit language ideology, and (de)coloniality in language education policy. International Journal of the Sociology of Language, 1 Mar. 2021b. v. 2021, n. 267–268, p. 219–233. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/ijsl-2020-0104/html. Acesso em: 13 mai. 2022.

ROTHER, E. T. Editorial. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. 20 (2): vi, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/. Acesso em: 13 mai. 2022.

SHAHJAHAN, R. A. International organizations (IOs), epistemic tools of influence, and the colonial geopolitics of knowledge production in higher education policy. Journal of Education Policy, 1 Nov. 2016. v. 31, n. 6, p. 694–710. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680939.2016.1206623. Acesso em: 13 mai. 2022.

UHLENBROCK, C.; MEIER, H. E. The difficulty of policy transfer in physical education: the failure of UNESCO’s Quality Physical Education in South Africa. Physical Education and Sport Pedagogy, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2021.1958176?cookieSet=1. Acesso em: 13 mai. 2022.

WALKER, M. Dimensions of higher education and the public good in South Africa. Higher Education, 1 Sep. 2018. v. 76, n. 3, p. 555–569. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-017-0225-y. Acesso em: 13 mai. 2022.

USMA, J. A.; MEDINA, J. M. O.; GUTIÉRREZ, C. Indigenous students learning English in higher education: Chall enges and hopes. Ikala, 2018. v. 23, n. 2, p. 229–254. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/article/view/330989. Acesso em: 13 mai. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87431