Open Journal Systems

DA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL À AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Angela Scalabrin Coutinho, Juliana Schumacker Lessa

Resumo


Este artigo aborda aspectos da política nacional de formação de professores da educação básica, mais especificamente da educação infantil, a partir de uma experiência de avaliação externa de um curso de especialização em docência em educação infantil. O objetivo é problematizar a proposição de uma política nacional de formação de professores, tomando por base duas categorias: relação teoria e prática e condições de frequência e permanência na formação. Tais categorias são provenientes da análise dos discursos obtidos mediante questionários de avaliação das disciplinas do referido curso de especialização e do acompanhamento de atividades desenvolvidas no curso como seminários e defesas de trabalhos de conclusão de curso. Identificou-se, a partir da análise crítica de discurso, a importância de um curso que tenha a práxis como mote de orientação da formação e a ampliação da ideia de regime de colaboração entre os entes federados para além do financiamento parcial de processos formativos, sendo necessário incluir condições mais amplas de frequência aos cursos e políticas de continuidade no contexto local.


Palavras-chave


Política de Formação; Formação de Professores; Especialização em Docência na Educação Infantil; Análise Crítica de Discurso.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i19.43428