Identidade(s) e identidade(s) docente(s)

Autores

  • Maurício Estevam Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21830

Palavras-chave:

Identidade docente, Identidade profissional, Trabalhadores em educação

Resumo

Este artigo analisa a temática da(s) identidade(s) docente(s). a partir de um problema específico de pesquisa, que trata das representações identitárias formuladas por duas entidades dos/as professores/as de Minas Gerais em fins dos anos 1970 e início dos anos 1980, é analisado aqui como diferentes estudos abordaram a noção de identidade e de identidade profissional de docentes. Para fins de exposição, foram estabelecidas três subtemáticas: concepções de identidades profissionais, concepções de identidade social e repercussões do movimento sindical sobre as identidades docentes. Este estudo destaca duas vertentes básicas de compreensão do processo de construção das identidades docentes, uma que privilegia a construção das identidades a partir dos processos de socialização e outra que destaca a construção identitária a partir das lutas da categoria. a análise efetuada conclui que há uma tensão permanente que perpassa as formulações identitárias dos docentes, sendo constituídas a partir de processos dinâmicos, que podem conhecer fases de rupturas, de continuidades ou de reelaborações, que comportam múltiplas dimensões, sejam relacionadas aos contextos sócio-históricos, sejam relacionadas às múltiplas experiências relacionais individuais e coletivas pelas quais passam os docentes, tanto no exercício profissional quanto no que diz respeito aos seus pertencimentos sociais.

Biografia do Autor

Maurício Estevam Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa “Políticas públicas e Educação”

Downloads

Como Citar

Cardoso, M. E. (2010). Identidade(s) e identidade(s) docente(s). Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21830

Edição

Seção

Artigos