Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco e Escopo

O Jornal de Políticas Educacionais (JPE) é um periódico on line, de fluxo contínuo, acesso aberto, e não estabelece qualquer cobrança para submissão ou publicação. Publica artigos em português, inglês ou espanhol.

É organizado e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR, desde o ano de 2007, avaliado pelo Qualis CAPES 2017-2020 como A2. ISSN 1981-1969

Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.

 

English version

Focus and Scope

The "Jornal de Políticas Educacionais (JPE) is an online journal, continuous flow, open access, and does not establish any charge for submission or publication. It publishes articles in Portuguese, English or Spanish.

It is organized and maintained by researchers from the Nucleus of Educational Policies – NuPE, from the Education Sector of UFPR, since 2007, evaluated by Qualis CAPES 2017-2020 as A2. ISSN 1981-1969

Its purpose is to publish unpublished articles in the area of Educational Policies, covering themes that involve the analysis of policies at all levels and modalities of teaching, as well as the evaluation of educational policies, educational planning and management, education financing, comparative education, among others. other themes in this field of knowledge.

Versión en Español

Enfoque y alcance

El "Jornal de Políticas Educacionais (JPE)" es una revista en línea, de flujo continuo, de acceso abierto, y no establece ningún cargo por envío o publicación. Publica artículos en portugués, inglés o español.

Es organizado y mantenido por investigadores del Núcleo de Políticas Educativas – NuPE, del Sector de Educación de la UFPR, desde 2007, evaluado por Qualis CAPES 2017-2020 como A2. ISSN 1981-1969

Tiene como objetivo publicar artículos inéditos en el área de Políticas Educativas, abarcando temas que involucren el análisis de políticas en todos los niveles y modalidades de enseñanza, así como la evaluación de políticas educativas, planificación y gestión educativa, financiamiento de la educación, comparación educación, entre otros, otros temas en este campo del conocimiento.

 

Políticas de Seção

Artigos

Editores
  • Adriana Dragone Silveira
  • Gabriela Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS

Este dossiê propõe aceitar artigos que estimulem a discussão sobre novas maneiras de abordar políticas educacionais no cenário internacional, levando em consideração o contexto de coordenação dentro do Sul Global (especialmente nos países do BRICS) e explorando a possibilidade de construir estruturas e métricas alternativas para a análise de políticas educacionais. A diversidade étnica e sociocultural dentro dos países, o passado colonial e as persistentes desigualdades estruturais posicionam o debate sobre a participação no campo educacional como um tema central para discussões sobre educação nos principais países do Sul Global.

O dossiê contará com chamada aberta para até 10 artigos, sendo no mínimo 2 da Rússia, 2 da África do Sul e 2 do Brasil. As submissões podem ser feitas em inglês, espanhol ou português para o processo de avaliação cega por pares. Para a publicação final do dossiê, os autores deverão submeter a versão final do artigo em dois idiomas: inglês e português, ou espanhol e português. 

Proponentes: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/Brasil); Geovana Lunardi Mendes (UDESC/Brasil); Liesel Ebersöhn (Universidade de Pretória/África do Sul); Sergey Kosaretsky (Universidade HSE/Rússia)

Editores
  • Adriana Dragone Silveira
  • Gabriela Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Adriana Dragone Silveira
  • Gabriela Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Editores
  • Adriana Dragone Silveira
  • Gabriela Schneider
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Jornal de Políticas Educacionais adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista.

Critérios da avaliação preliminar:

a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa;

b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à política educacional; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;

c) Apresentar correção de linguagem;

d) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

e) Evidenciar o cumprimento de questões éticas da pesquisa, preferencialmente de modo explícito, por meio da indicação da aprovação por Comitê de Ética, quando for o caso.

3 - Encaminhamento para pareceristas.

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).

4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.

Após o aceite definitivo, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização. 

4.5 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review).

4.6 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo.

4.7 – O Jornal de Políticas Educacionais é editado com recursos do Núcleo de Políicas Educacionais e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).

English version:

The "Jornal de Políticas Educacionais" adopts the following evaluation policy:

1 - Record of the paper or review submitted via online system.

2 - Evaluation, by the Editorial Team, regarding the paper or review pertinence in relation to the journal editorial line and scope.

Preliminary evaluation criteria:

a) The paper must present an original contribution to the research field;

b) The paper or review must necessarily fit at editorial line: the paper theme or the book reviewed theme must be related to educational policy; the material has the potential to serve as a reference for other studies and researches;

c) Linguistic accuracy;

d) The product should be elaborated according the ABNT or APA rules for citation, bibliographic references, summary, among others;

e) Evidence that the material is compliance with ethical standards in the research, preferably explicitly, by indicating approval by the Ethics Committee, when applicable.

3 – Double blind peer review.

4 - Analysis and confrontation of opinions:

4.1 - Papers or reviews with favourable opinions are forwarded to the Editorial Team, which will forward to the author/s the opinions and requests for corrections indicated by the referees and by the Editorial Team.

4.2 - Papers or reviews with a favourable opinion and another contrary are forwarded to a third reviewer.

4.3 - Articles with two contrary opinions will be rejected.

4.4 - Final acceptance and paper´s scheduling of publication will occur only after receiving the reformulated text.

After final acceptance, the articles are sent for final review of the Portuguese language, preparation of abstracts and standardization.

4.5 - The articles submitted are evaluated by academic peers, who are guaranteed anonymity (double blind peer review).

4.6 - The journal uses iThenticate - Similarity Crosscheck (plagiarism control system). The papers are submitted to this plagiarism control software during the evaluation process.

4.7 - The "Jornal de Políticas Educacionais" is published with resources from the Educational Policy Research Center and there is no charge for processing or publishing papers (no submission charges).


Versión en español

El "Jornal de Políticas Educacionais" adopta la siguiente política de evaluación:

1 - Registro de recepción del artículo o reseña a través del sistema de envío en línea.

2 - Evaluación, por el Equipo Editorial, sobre la pertinencia del artículo o reseña en relación a la línea editorial y alcance de la revista.

Criterios de evaluación preliminar:

a) El artículo debe presentar una contribución original al campo de investigación;

b) El artículo o reseña debe, necesariamente, enmarcarse en la línea editorial de la revista: el tema del artículo o tema del libro reseñado debe estar relacionado con la política educativa; tener potencial para servir como referencia para otros estudios e investigaciones;

c) Corrección del lenguaje presente;

d) Cumplir con las normas de la ABNT para citación, referencias bibliográficas, resumen, entre otras;

e) Evidencia del cumplimiento de las cuestiones éticas de la investigación, preferentemente de manera expresa, mediante indicación de aprobación por el Comité de Ética, cuando corresponda.

3 - Reenvío a los árbitros.

4 - Análisis y comparación de opiniones:

4.1 - Los artículos o reseñas con opiniones favorables son encaminados a la coordinación del Equipo Editorial, el cual remitirá al(los) autor(es) las opiniones y solicitudes de corrección indicadas por los revisores y el Equipo Editorial (respecto al resumen, abstract, normalización, etc.).

4.2 - Los artículos o reseñas con un dictamen favorable y otro en contra son enviados a un tercer revisor.

4.3 - Se rechazarán los artículos con dos opiniones contrarias.

4.4 - La aceptación definitiva y la programación de la publicación del artículo o reseña sólo se producirán después de la recepción del texto reformulado.

Después de la aceptación final, los artículos son enviados para revisión final en portugués, elaboración de resúmenes y resumen en español y estandarización.

4.5 - Los artículos enviados son evaluados por pares académicos, a quienes se les garantiza el anonimato (revisión por pares ciegos).

4.6 - La revista utiliza iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de control de plagio). Los artículos se envían al software de control de plagio antes mencionado en el proceso de evaluación de artículos.

4.7 – El "Jornal de Políticas Educacionais" se edita con recursos del Núcleo de Políticas Educativas y no se cobran tarifas por procesamiento o publicación de artículos (no se cobran cargos por envío).


 

Periodicidade

Este periódico publica artigos em sistema de publicação contínua (fluxo contínuo)

This journal publishes articles in a continuous publication system (continuous flow)

Esta revista publica artículos en un sistema de publicación continuo (flujo continuo)

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O JPE não cobra nenhum tipo de taxa de submissão ou para acesso aos artigos publicados.

Todos os materiais publicados neste periódico podem ser publicizados, desde que a fonte seja citada integralmente.

English version:

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge.

JPE does not charge any type of fee for submission or access to published articles.

All materials published in this journal can be republished, as long as the source is fully cited

Versión en español


Esta revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico a disposición del público de forma gratuita proporciona una mayor democratización del conocimiento a nivel mundial.

JPE no cobra ningún tipo de tarifa de envío o acceso a los artículos publicados.

Todos los materiales publicados en esta revista pueden ser publicados, siempre que se cite la fuente en su totalidad.


 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

English version:

This JPE uses the LOCKSS system to create a file system distributed among participating libraries and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration.

Versión en español

Esta revista utiliza el sistema LOCKSS para crear un sistema de archivo distribuido entre las bibliotecas participantes y les permite crear archivos de revistas permanentes para su conservación y restauración.

 

Indexadores/Bases de Dados

Este periódico é indexado nas seguintes bases de dados (This journal is indexed in the following databases):

 

 

 

                           OUTRAS BASE DE DADOS

Sumário.Org

BASE

Dimensions

                               OUTROS ÍNDICES

Cite Factor 

                               OUTROS PORTAIS

LiVre

Science Open

 

Template

Template JPE