- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores/Bases de Dados
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Foco e Escopo
Foco e Escopo
O Jornal de Políticas Educacionais (JPE) é um periódico on line, de fluxo contínuo, acesso aberto, e não estabelece qualquer cobrança para submissão ou publicação. Publica artigos em português, inglês ou espanhol.
É organizado e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR, desde o ano de 2007, avaliado pelo Qualis CAPES 2017-2020 como A2. ISSN 1981-1969
Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.
Políticas de Seção
Texto Integral
Editores- Adriana Dragone Silveira
- Gabriela Schneider
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Pré-Textuais
Editores- Adriana Dragone Silveira
- Gabriela Schneider
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Artigos
Editores- Adriana Dragone Silveira
- Gabriela Schneider
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Resenhas
Editores- Adriana Dragone Silveira
- Gabriela Schneider
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Resumos de Teses e Dissertações
Editores- Adriana Dragone Silveira
- Gabriela Schneider
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Processo de Avaliação pelos Pares
O Jornal de Políticas Educacionais adota a seguinte política de avaliação:
1 - Registro do recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.
2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista.
Critérios da avaliação preliminar:
a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa;
b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à política educacional; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;
c) Apresentar correção de linguagem;
d) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;
e) Evidenciar o cumprimento de questões éticas da pesquisa, preferencialmente de modo explícito, por meio da indicação da aprovação por Comitê de Ética, quando for o caso.
3 - Encaminhamento para pareceristas.
4 - Análise e confrontação dos pareceres:
4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).
4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.
4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.
4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.
Após o aceite definitivo, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização.
4.5 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review).
4.6 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo.
4.7 – O Jornal de Políticas Educacionais é editado com recursos do Núcleo de Políicas Educacionais e não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).
English version:
The Journal of Educational Policies adopts the following evaluation policy:
1 - Record of the paper or review submitted via online system.
2 - Evaluation, by the Editorial Team, regarding the paper or review pertinence in relation to the journal editorial line and scope.
Preliminary evaluation criteria:
a) The paper must present an original contribution to the research field;
b) The paper or review must necessarily fit at editorial line: the paper theme or the book reviewed theme must be related to educational policy; the material has the potential to serve as a reference for other studies and researches;
c) Linguistic accuracy;
d) The product should be elaborated according the ABNT or APA rules for citation, bibliographic references, summary, among others;
e) Evidence that the material is compliance with ethical standards in the research, preferably explicitly, by indicating approval by the Ethics Committee, when applicable.
3 – Double blind peer review.
4 - Analysis and confrontation of opinions:
4.1 - Papers or reviews with favourable opinions are forwarded to the Editorial Team, which will forward to the author/s the opinions and requests for corrections indicated by the referees and by the Editorial Team.
4.2 - Papers or reviews with a favourable opinion and another contrary are forwarded to a third reviewer.
4.3 - Articles with two contrary opinions will be rejected.
4.4 - Final acceptance and paper´s scheduling of publication will occur only after receiving the reformulated text.
After final acceptance, the articles are sent for final review of the Portuguese language, preparation of abstracts and standardization.
4.5 - The articles submitted are evaluated by academic peers, who are guaranteed anonymity (double blind peer review).
4.6 - The journal uses iThenticate - Similarity Crosscheck (plagiarism control system). The papers are submitted to this plagiarism control software during the evaluation process.
4.7 - The Journal of Educational Policies is published with resources from the Educational Policy Research Center and there is no charge for processing or publishing papers (no submission charges).
Periodicidade
Este periódico publica artigos em sistema de publicação contínua (fluxo contínuo)
This journal publishes articles in a continuous publication system (continuous flow)
Esta revista publica artículos en un sistema de publicación continuo (flujo continuo)
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
O JPE não cobra nenhum tipo de taxa de submissão ou para acesso aos artigos publicados.
Todos os materiais publicados neste periódico podem ser publicizados, desde que a fonte seja citada integralmente.
English version:
This journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge.
JPE does not charge any type of fee for submission or access to published articles.
All materials published in this journal can be republished, as long as the source is fully citedArquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
English version:
This JPE uses the LOCKSS system to create a file system distributed among participating libraries and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration.
Indexadores/Bases de Dados
Este periódico é indexado nas seguintes bases de dados (This journal is indexed in the following databases):
OUTRAS BASE DE DADOS
Sumário.Org
BASE
Dimensions
OUTROS ÍNDICES
Cite Factor
OUTROS PORTAIS
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