UM ESPAÇO PARA COMPREENDER O SAGRADO: A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica a crise
epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente
educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no
Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.
epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente
educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no
Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.
Palavras-chave
sagrado; educação; ensino religioso; escola; sacred; education; religious teaching; school
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v43i0.7865