EMOÇÕES E SOCIEDADE: UM PASSEIO NA OBRA DE NORBERT ELIAS

Mauro Guilherme Pinheiro Koury

Resumo


Este ensaio é uma introdução ao modo de pensar e fazer sociológico e aos processos de construções novas realizadas pela sociologia de Norbert Elias. Busca compreender a importância da obra de Norbert Elias para a análise social, cultural e histórica, tendo como lugar principal de fala a sociologia e como recorte de olhar, específico, a economia emocional por ele proposta e sua contribuição à sociologia das emoções. Em um primeiro andamento, o ensaio faz uma pequena abertura discursiva às diversas sociologias contidas na obra de Elias. Em seguida, procura realizar um sobrevoo nas relações tensas e de equilíbrio frágil entre indivíduo e sociedade, pairando sobre o processo de adequação e consolidação de uma nova sensibilidade ocidental, por meio da internalização dos sentimentos e, em particular, da vergonha como motriz da ação individual no cultural e no societal. No momento final discute as noções de habitus e de rede humana configuracional.

 

This paper is an introduction to the way of thinking and doing sociological processes and new constructions undertaken by the sociology of Norbert Elias. It seeks to understand the importance of the work of Norbert Elias to analyze social, cultural and historical, whose principal place of talking sociology, and cut to look like, specifically, the emotional economy proposed by him and his contribution to the sociology of emotions. In a first movement, the essay makes a small opening to the various discursive sociologies contained in the work of Elias. It then attempts to perform a flyover in relations strained and fragile balance between individual and society, hovering over the process of adjustment and consolidation of a new Western sensibility through internalization of feelings and in particular shame as the motives of individual action in cultural and societal. In the final moment eliasiana discusses the notions of habitus and configuracional human network.


Palavras-chave


Norbert Elias; economia e cultura emocional; habitus; redes humanas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v59i2.37034

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