Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Guaju?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Guaju é um periódico gratuito, não cobrando nenhum tipo de taxa de submissão ou de publicação. Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Universidade Federal do Paraná.

Os artigos deverão ser inéditos. Em casos especiais, mediante avaliação dos editores, manuscritos apresentados e/ou publicados em anais de congressos poderão ser aceitos para submissão. A Guaju recebe somente manuscritos enviados e submetidos pelo Open Journal System (OJS), o sistema utilizado pela Biblioteca Digital de Periódicos (BDP) da UFPR. 

Serão aceitos para avaliação e publicação na Guaju, manuscritos que se enquadrem na temática e política editorial da Revista, nas seguintes modalidades:

Artigos: 

Nessa seção constam artigos científicos resultado de pesquisas e demais estudos realizados com interface no foco e escopo da revista. Os manuscritos poderão ser publicados em português, espanhol e inglês. Deverá ter de 12 a 25 páginas, incluindo título, resumo e palavras-chave na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas, preferencialmente, ABNT, podendo ser aceitos no padrão APA.

Resenhas: 

Nessa seção serão aceitos manuscritos que tratem da realização de sínteses de livros relevantes para a área do foco e escopo da Guaju. Aceitar-se-ão resenhas de livros atuais, livros publicados nos últimos cinco anos, podendo ser avaliado pelos editores a possibilidades de resenhas de livros clássicos da área da revista. Os manuscritos poderão ser publicados em português, espanhol e inglês. Deverá ter de 3 a 5 páginas, incluindo título, resumo e palavras-chave na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Time New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas, preferencialmente, ABNT, podendo ser aceitos no padrão APA.

Ensaios:

Textos reflexivos, analíticos e críticos sobre questões relacionadas à temática da revista, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Poderão ser submetidos nessa seção trabalhos que se utilizem de revisões sistemáticas, revisões de escopo, bibliometrias, dentre outros estudos. Deverá ter de 12 a 25 páginas, incluindo título, resumo e palavras-chave na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas, preferencialmente, ABNT, podendo ser aceitos no padrão APA.  

Relatos de Práticas:

Nessa seção é reservado um espaço especial aos estudos realizados por meio de estágios supervisionados, atividades de extensão e trabalhos práticos que relatem as atividades e experiências empíricas de profissionais e estudantes. Deverá ter de 10 a 15 páginas, incluindo título, resumo e palavras-chave na língua original do manuscrito e em português e inglês, bem como tabelas, figuras e referências. A fonte deverá ser Candara ou Times New Roman, tamanho 12, alinhamento: Justificado, espaçamento entre linhas: 1,5; margem: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Itálico: utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos; negrito: utilizado para títulos e subtítulos; aspas: utilizadas em citações diretas de até 40 palavras. Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo. As Normas de citação, referência e formatação de quadros, tabelas e ilustrações devem seguir as normas, preferencialmente, ABNT, podendo ser aceitos no padrão APA.

Observação: 

Podem ser submetidos até dois manuscritos por autor no período de um ano, independentemente da posição de autoria. O número máximo de autores por artigo é quatro, podendo ser avaliado pelos editores a permissão de um número maior. 

A revista Guaju aceita, preferencialmente, artigos com autoria de doutores. Recomenda-se que doutorandos e mestres submetam artigos na condição de autores e coautores, desde que acompanhados de um autor com doutorado. Graduandos e mestrandos podem constar como coautores, desde que o texto seja resultado de reflexões teóricas ou investigações realizadas sob a orientação de um pesquisador com doutorado, este devendo constar como um dos autores. Casos especiais serão analisados pelos editores. 

Não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após as etapas desk review e double blind review.

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT ou modelo APA e seguindo o seguinte modelo:

(1) Um autor:

DALLABRIDA, V. R. Teorias do desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.

(2) Dois autores:

HÉCTOR, R. L.; ASSMANN, S. J. Críticas minimalistas. Florianópolis: Insular, 2007.

(3) Três autores:

SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

(4) Quatro ou mais autores:

FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

(5) Organizador, Coordenador, etc.:

BOSI, A. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1989.

(6) Textos integrantes de uma coletânea (Capítulos):

NODARI, A. O pensamento do fim. In: SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 51-68.

(7) Trabalhos apresentados em eventos:

MOURA, R.; KLEINKE, M. L. U. Espacialidades e institucionalidades: uma leitura do arranjo sócio-espacial e do modelo de gestão das regiões metropolitanas do sul do Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24., out. 2000, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: ANPOCS, 2000. p. 22-25.

(8) Artigos de publicações periódicas:

-Com o autor identificado:

MARTIN, B. Strategies for dissenting scientists. Journal of Scientific Exploration, v. 12, n. 4, p. 605-615, 1998.

 -Sem autor identificado:

COMPUTADOR facilita dia a dia dos designers. Design gráfico, São Paulo, v. 4, n. 25, p. 28-31, 1999.

 -Artigos de Jornal:

AZEVEDO, D. Sarney convida igrejas cristãs para diálogo sobre o pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno de Economia, p. 13.

-Entidades coletivas:

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL. Plano de desenvolvimento institucional. Santa Cruz do Sul: UNISC, 1993.

-Periódicos:

REVISTA GRIFOS. CHAPECÓ: Argos, 2006 – Semestral. ISSN 1414-0268.

FOLHA ON-LINE. São Paulo. Diário. Disponível em: <endereço do site>. Acesso em: 27 ago. 2001.

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997- Mensal. CD-ROM. Ementário da Jurisprudência do STJ.

(9) Dissertações, teses etc.

BITENCOURT, N. L. R. A problemática da conservação ambiental dos terrenos de marinha: o caso da Orla do Canal da Barra da Lagoa, Ilha de Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

(10) Documentos em formato eletrônico

BRASIL. Ministério da Ciêncie e Tecnologia. Status atual das atividades de projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e no mundo. 2007. Disponível em: <www.mct.gov.br/upd_blob/7844.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2008.

(11) Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos:

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1, 1980, Salvador. Anais [...] Salvador: FEBAB, 1980.

(12) Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página, sempre entre parênteses. Ex.: (VALLEJO, 1988, p. 87); (SACHS, 1986).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Guaju, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.

Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.

Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.

As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Guaju - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, sem que haja a explicita concordância dos autores e coautores dos trabalhos.