Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Guaju - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com publicação ininterrupta desde 2015. O objetivo central é ser um canal no debate sobre desenvolvimento nas suas diferentes dimensões (ambiental, social, humana, econômica, cultural e político-institucional), priorizando a abordagem territorial e tendo como referência os princípios da sustentabilidade. Como periódico científico, propõe-se como missão ser uma referência nacional e internacional na difusão da abordagem territorial sobre desenvolvimento e sustentabilidade.

Os trabalhos a serem publicados na Guaju, sejam de caráter teórico ou empírico, na forma de artigos, ensaios, relatos de práticas e resenhas, deverão estar pautados em uma perspectiva interdisciplinar e inovadora e discutirem problemáticas territoriais que se inscrevam na interface sociedade e natureza. Todas as contribuições para a revista Guaju devem ser inéditas, apresentarem potencial para o debate sobre desenvolvimento territorial e sustentabilidade, considerando as diferentes escalas de ação e análise. 

São temas preferenciais para serem abordados na Guaju: a sustentabilidade nas suas diferentes expressões (ambiental, social, econômica e cultural); ecosocioeconomia, associativismo e saberes locais; redes sociais e políticas públicas; ecologia e biodiversidade ambiental, socioeconômica e histórico-cultural; região e regionalização; interface espaço urbano e rural na contemporaneidade, destacando a inclusão social, intersetorialidade, multidiversidade, multifuncionalidade; agroecologia; soberania e segurança alimentar e nutricional; processos sociais e institucionais de planejamento e gestão do território; dinâmicas globais e seus impactos territoriais; dinâmicas produtivas e seus impactos territoriais; conflitos sociais e/ou cooperação socioterritorial; interfaces entre saúde, educação no contexto territorial; determinantes socioambientais da saúde e território; governança, patrimônio e desenvolvimento territorial.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Conjunto de manuscritos ou artigos importantes que tratam de tema específico e definido pelos editores e/ou parceiros da Guaju.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Nessa seção constam artigos científicos resultado de pesquisas e demais estudos realizados com interface no foco e escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Textos reflexivos, analíticos e críticos sobre questões relacionadas à temática da revista, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Poderão ser submetidos nessa seção trabalhos que se utilizem de revisões sistemáticas, revisões de escopo, bibliometrias, dentre outros estudos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Práticas

Nessa seção é reservado um espaço especial aos estudos realizados por meio de estágios supervisionados, atividades de extensão e trabalhos práticos que relatem as atividades e experiências empíricas de profissionais e estudantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Nessa seção serão aceitos manuscritos que tratem da realização de sínteses de livros relevantes para a área do foco e escopo da Guaju. Aceitar-se-ão resenhas de livros atuais, livros publicados nos últimos cinco anos, podendo ser avaliado pelos editores a possibilidades de resenhas de livros clássicos da área da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conferências

Artigos ou manuscritos resultantes de reflexões e debates em conferências, simpósios, encontros e demais eventos da área foco e escopo da Guaju.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos tem a participação majoritária de avaliadores externos à Universidade Federal do Paraná, incluindo pesquisadores de universidades brasileiras e de países latino-americanos, europeus, africanos e demais países, adotando o sistema de revisão duplo-cego (Double Blind Review).

O processo de avaliação de artigos, ensaios, relatos de práticas e resenhas, contempla vários passos. O primeiro passo é a verificação feita pelos editores, para avaliar se o conteúdo do artigo está alinhado com o foco temático da Guaju e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores e os princípios de conduta ética. Os editores poderão rejeitar o artigo se detectarem:

(i) não atendimento do foco e escopo da Guaju;

(ii) erros relativos às instruções aos autores ou de conduta ética;

(iii) redação e/ou estrutura textual inadequada, ou se o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico.

Neste primeiro momento os artigos, ensaios, relatos de práticas e resenhas passam pela verificação, para ter a garantia de que não haja problemas de plágio.

Os artigos aprovados nessa fase inicial serão enviados pelos editores para dois avaliadores ad hoc, que demonstrem domínio do tema tratado pelo trabalho submetido. 

Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além do formulário de avaliação. Os convidados para tal função deverão atender às diretrizes de avaliação do periódico. Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores. O tempo de avaliação médio (para cada avaliador designado) deverá ficar em torno de 30 dias da data do encaminhamento.

Os Avaliadores ad hoc deverão atender os seguintes critérios na realização da avaliação:

(i) a contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;

(ii) a coerência entre objetivos, aspectos teóricos, material analisado (se for o caso) e considerações finais;

(iii) a clareza e a qualidade da redação;

(iv) a adequação às normas de publicação da revista.

O resultado da avaliação dos avaliadores poderá ser de quatro formas:

(i) aprovação integral;

(ii) aprovação condicionada a revisões requeridas;

(iii) aprovação condicionada a uma segundada rodada de avaliação;

(iv) rejeição.

Havendo pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

Finalmente, concluídas essas duas primeiras etapas, e em caso de aprovação, o artigo passa por uma última revisão dos editores, para posterior encaminhamento ao processo de formatação, edição e publicação. Com isso, em não havendo questões especiais a serem resolvidas nos manuscritos submetidos à Guaju, a avaliação poderá ser realizada num prazo oscilando entre um a quatro meses.

As submissões serão realizadas exclusivamente por meio da plataforma digital da revista.

Observação: O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Recomenda-se que avaliadores realizem o cadastro no Publons para obterem reconhecimento internacional de suas avaliações no link Publons.

 

Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, são necessários cuidados na edição do arquivo a ser submetido para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo editorial. Para isso, é importante que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluíram seus nomes do texto, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

  2. Em documentos do Microsoft Word (até 2003), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. Para isso é preciso realizar os seguintes passos: iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

    Para as versões seguintes, deve-se realizar o procedimento do seguinte modo: no menu Arquivo > Informações> Inspecionar documentos. Depois da verificação, clicar em “Remover tudo” na opção “Propriedades do documento e informações pessoais”.

  3. Em documentos suplementares no formato PDF, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Editar>Preferências>Identidade ou em Propriedades do Documento> Remover Propriedades e Informações Pessoais.

 

Periodicidade

Publicação em fluxo contínuo, em formato eletrônico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Guaju não cobra qualquer taxa de processamento dos manuscritos submetidos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diretrizes de Conduta Ética

A revista Guaju segue as normas e diretrizes do documento de normas e conduta para publicação DORA.

Destacamos alguns aspectos relacionados à conduta ética, direcionados aos autores e, em casos especiais, a todos os envolvidos no processo de revisão ou editoração de textos a serem publicados na revista Guaju.

Autoria

Referenciar os autores de um artigo científico garante que os mesmos recebam o crédito de autoria. Deixar de mencionar intencionalmente um autor com seu trabalho é considerada uma falta de conduta ética, que compromete a qualidade do artigo submetido na Guaju. Também, é vedado incluir autores nos artigos que não tenham contribuído na sua construção, inclusive autores convidados, com o fim de aumentar as chances de publicação. Da mesma forma, é vedado incluir autores em artigos, sem a sua permissão.

Colaboradores que tenham participado parcialmente na construção do artigo, por exemplo, na revisão da escrita ou coleta de dados, devem ser mencionados em seção específica do artigo, evitando assim pseudo-autorias.

Plágio

Um dos tipos mais comuns de falhas na conduta ética é o plágio, ou seja, quando o autor intencionalmente usa o trabalho de outro autor, sem sua permissão, crédito ou conhecimento. O plágio pode se apresentar de diferentes formas, desde a cópia literal até a paráfrase.

A paráfrase só é permitida, desde que se mencione a fonte e não se mude o significado pretendido pelo autor original. Para evitar desvios desta natureza, a revista Guaju utiliza meios eletrônicos de varredura. Caso se constate quaisquer tipos de plágio, o artigo é rejeitado e os autores são informados.

Fraude na pesquisa

Publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por meio de invenção ou manipulação de dados, é considerada fraude na pesquisa. Para evitar fraudes desta natureza, pode ser requisitado que os autores enviem dados brutos que tenham sido utilizados na pesquisa, motivo pelo qual se recomenda aos autores de artigos fazerem o armazenamento dos dados utilizados.

O mesmo se aplica aos casos de manipulação de imagens ou quadros, que impliquem em alteração de características específicas do original. Em caso de necessidade, deve-se ter a anuência do autor, exceto quando se trate apenas de melhoria na sua clareza.

Conflito de interesses

Interesses ou lealdades conflitantes, relacionados a questões financeiras ou crenças, que possam afetar a objetividade ou indevidamente influenciar ações de pessoas envolvidas no processo de publicação, interferindo na lisura de publicações científicas, podendo envolver autores, revisores ou agências que aportem recursos para a pesquisa. Caso haja, devem ser informados no momento da submissão do artigo e, em casos especiais, os editores poderão exigir documento comprobatório.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, cultural, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem informar no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Submissões simultâneas, publicações múltiplas e/ou duplicadas

Os autores de artigos, ensaios, relatos de práticas ou resenhas têm a obrigação de certificar que o trabalho submetido à revista Guaju seja baseado em reflexão ou pesquisa original e nunca antes ter sido publicado, situações que, desde que feito intencionalmente, é considerado quebra de ética.

Isso implica na vedação de submissão de um artigo em mais de um periódico simultaneamente, da mesma forma que se deve evitar submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes, mesmo que apresentem título ou partes do texto diferentes. No caso de o autor pretender publicar o artigo em língua diferente, é necessário entrar em contato com a equipe editorial da revista, para avaliar a situação e autorizar ou não tal procedimento.