ESPAÇO CORPORIFICADO: DIFERENÇA, VIDA E ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.89331

Palavras-chave:

Corpo, Queer, Fractal, Existência, Cotidiano escolar.

Resumo

Problematizar o espaço é um desafio que a Geografia enfrenta desde sua constituição como ciência. O presente texto busca, por meio de um esforço teórico e de uma experiência vivida em uma escola – ainda em um período de estágio da graduação e que pode ser revivida ao longo da pesquisa de pós-graduação –, pensar como o espaço pode ser entendido como corporificado. Para isso, parte-se do pressuposto de que o espaço é produzido e que o corpo é um elemento fundamental nesse processo de produção espacial, no qual também se produz. Além disso, o processo de produção da diferença interfere diretamente nesses processos produtivos – do corpo e do espaço – que acaba por reverberar no processo de produção da vida. Desse modo, o argumento desenvolvido nesse texto é que a escola, entendida como um espaço produzido pode também ser pensada como um espaço corporificado, oportunizando a renúncia de sua objetificação como mera reprodutora da violência. Contudo, nesse experimento de pensamento, é importante compreender os caminhos que levam à corporificação espacial, no bojo da relação com os estudos queer e a fractalidade, que possibilitam um outro horizonte de análise para se pensar o espaço, o corpo, a diferença, a vida e a escola. Assim, nossos modos de existência podem ser percebidos como fatores de constituição espacial no emaranhado desses processos produtivos que seguem em constante movimento.

Biografia do Autor

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando em Educação (UFRJ). Mestre em Geografia (UFRRJ). Especialista em Antropologia (UCAM) e também em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ), Licenciado em Ciências Sociais (UNICSUL), e Licenciado em Pedagogia (UNIRIO). É membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa COLETIVA (PPGGEO/UFRRJ), sobre Geografia, Cultura, Existências e Cotidianos; do BAFO!, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença (PPGE/UFRJ); e do LEQUE, Laboratório de Estudos Queers em Educação (UFRJ/PPGE).

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Sousa, V. P. de. (2023). ESPAÇO CORPORIFICADO: DIFERENÇA, VIDA E ESCOLA. REVISTA GEOGRAFAR, 18(2), 310–331. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.89331

Edição

Seção

Artigos