DESAFIOS NA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.65066

Palavras-chave:

Biodiversidade. Conflitos Socioambientais. Educação Ambiental. Gestão participativa.

Resumo

Esse ensaio visa refletir sobre os entraves que dificultam a Gestão Ambiental a luz do processo participativo em Unidades de Conservação (UCs). A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica realizada com base em análise bibliográfica e documental, bem como diálogos com gestores de UCs. Os usos diversos estabelecidos nos territórios das UCs têm gerado conflitos socioambientais que dificultam a Gestão Ambiental das unidades e colocam em risco sua biodiversidade e o modo de vida das comunidades tradicionais. Parte das UCs foi decretada como Área de Proteção Ambiental, categoria estabelecida pelo SNUC, grupo de Uso Sustentável, onde são permitidos usos diversos que têm resultado na dilapidação dos recursos naturais. A escassez de recursos financeiros e humanos está entre os principais entraves que dificultam, enfraquecem e/ou impedem a Gestão Ambiental. É fundamental rever as categorias, canalizar recursos financeiros, qualificar os gestores e demais funcionários das UCs. Para alcançar a gestão participativa, com princípios voltados para a Educação Ambiental crítica, sugere-se a criação de estratégias para dirimir os conflitos, evitar à perda da biodiversidade e dar voz as comunidades tradicionais, que contribuíram com a conservação das florestas, e, demais grupos vulneráveis que sofrem com a injustiça ambiental e são excluídos dos processos decisórios.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Geografia e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA PROFCIAMB/UFS), Pós-Doutoranda  do PPGEO/CPAq/UFMS e Pesquisadora do GEOPLAN/CNPq.

Vicentina Socorro da Anunciação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAENG/UFMS) e da  Pós-Graduação (PPGEO/CPAQ/UFMS).

Hélio Mário de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular do Curso de Geografia e da Pós-Graduação (PPGEO e PRODEMA/UFS) e Líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO/CNPq).

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Silva, M. do S. F. da, Anunciação, V. S. da, & Araújo, H. M. de. (2020). DESAFIOS NA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL. REVISTA GEOGRAFAR, 15(1), 195–219. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.65066

Edição

Seção

Artigos