Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Geografar é um periódico científico em formato eletrônico, elaborado e mantido pelo corpo discente e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivos possibilitar um meio de divulgação de trabalhos acadêmicos de cunho geográfico, incentivar a pesquisa e a publicação de artigos dos alunos de pós-graduação, professores e demais membros da comunidade acadêmica. A escolha pelo formato eletrônico adotado pela revista visa proporcionar um acesso rápido, de ampla divulgação e baixo custo.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo será submetido à apreciação do Conselho Editorial da Revista (revisão e aprovação por pares), que acatará ou não a publicação. Cada artigo será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação.

O processo de avaliação por pares é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado na comunicação entre editor e autor.

 

Periodicidade

São publicados dois números por ano na versão eletrônica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Qualis-CAPES

A Revista Geografar possui as seguintes classificações no Qualis-CAPES (2013-2016):

Geografia – B1

Interdisciplinar – B3

Planejamento Urbano e Regional/Demografia – B3