INTEGRATION OF HISTORICAL-CULTURAL AND GEOLOGICAL HERITAGE: GEOTRAIL IN THE HISTORIC CENTER OF PORTO ALEGRE, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/bpg.v83i2.99802

Resumo

Geotourism is a form of tourism that uses geology as its main attraction, promoting the preservation of geodiversity and the appreciation of geological and cultural heritage. In urban settings, it connects the history of city development to the materials used in monuments and buildings. Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, stands as a true open-air architectural museum, with local rocks incorporated into its Historic Center. This study proposes the creation of a geotrail to highlight the use of rocks in urban development through the analysis of historical buildings and monuments such as the Palácio Piratini, Júlio de Castilhos Museum, Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Praça Matriz, Praça da Alfândega, and Farol Santander. The main regional materials identified include Ponta Grossa and Viamão granites, rhyolites, diabases, and sandstones from the Botucatu Formation. Jurassic limestones from France and marbles from Espírito Santo were also used. The macroscopic description of the rocks, combined with historical and architectural context, seeks to promote the integration of geology, culture, and society, reinforcing the importance of preserving Porto Alegre’s historical and geological heritage.

 

Keywords: Geotourism; Historical Heritage; Petrology; Conservation; Geology Education.

Biografia do Autor

Ingrid Muller Mohr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Geologia (2023) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aluna de mestrado na área de Estratigrafia no Programa de Pós-graduação em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGEO/UFRGS). Secretária da AAPG (American Association of Petroleum Geologists) UFRGS Student Chapter (2025). Participante do grupo de pesquisa Petrologia e Estratigrafia de Sequências Vulcânicas, orientado pelo professor Dr. Evandro Fernandes de Lima. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia, Estratigrafia, Geoquímica e Petrofísica de Rochas Vulcânicas. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao armazenamento geológico de CO2 no Grupo Serra Geral como análogo offshore.

Marcelo Canals Meucci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre e Doutorando em Geociências com ênfase na área de Estratigrafia pelo PPGGEO-UFRGS. Participante do grupo de pesquisa Petrologia e Estratigrafia de Sequências Vulcânicas, coordenado pelo Prof. Dr. Evandro Fernandes de Lima. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e Estratigrafia de Rochas Vulcânicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Vulcanismo Serra Geral (Província Ígnea Paraná-Etendeka), petrofísica, armazenamento geológico de CO2. Participante do grupo Center for Rock Fluid Multiphysics (Departamento de Geofísica Colorado School of Mines, Golden, CO, EUA), sob a supervisão da Dr. Manika Prasad, conduzindo experimentos e testes laboratoriais de injeção de CO#8322; em rochas vulcânicas e análise de ondas acústicas.

Vinicius Germano Hilgert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado no curso de Bacharel em Geologia (2024) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGEO-UFRGS). Atua na área de Geociências, com ênfase em geotectônica, geologia estrutural, geoquímica e estratigrafia. Membro da AAPG (American Association of Petroleum Geologists) UFRGS Student Chapter durante o período de 2021 a 2023. Membro da Sociedade Brasileira de Geologia (SBGEO).

Ruy Paulo Philipp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geoquímica e Geotectônica pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Petrologia Metamórfica pela Universidade de Stuttgart (Alemanha, 2008). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador nivel 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica, professor orientador e ex-vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geociências (PPGGEO-UFRGS, 2007-2009), Honorary Professor da School of Geosciences, Universidade de Aberdeen (Escócia, 2023-2026). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea e Metamórfica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica, geotectônica, geologia regional, estratigrafia, geologia estrutural, geocronologia, geologia isotópica, análise tectônica de bacias sedimentares, injetitos de areia e rochas ornamentais e de revestimento. É consultor Ad-hoc do CNPq, CONICYT (Uruguai) e ad-hoc científico do Brazilian Journal of Geology, Boletim de Geociências da USP, Comunicações Geológicas (Portugal), Journal of South American Earth Sciences, Journal of Africa Earth Sciences, Journal of Geology, Precambrian Research, Journal of Structural Geology e Gondwana Research.

evandro fernandes de lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio na Universidade de Paris-Sul (Orsay). Atualmente professor titular do Instituto de Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o estágio pós-doutoral no Instituto de Geofísica da Universidade de Coimbra sobre a geologia da Ilha do Faial (arquipélago dos Açores) com apoio da CAPES/GRICES (Portugal). Administrativamente coordenou o comitê Assessor de Geociências da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul e o Programa de Pós-graduação em Geociências da UFRGS- PPGGEO em duas gestões (conceito 7 na capes) onde participou também em diversas vezes como membro da comissão coordenadora. Foi membro do comitê assessor do Cnpq, presidiu a SBG-núcleo RS e atuou como diretor na SBG nacional. Participa ativamente como consultor ad hoc em periódicos científicos e em fundações de pesquisa. A produção científica é concentrada na publicação de artigos em periódicos especializados, além de comunicações em anais de eventos científicos e em participações em livros. É líder do grupo de pesquisa Petrologia e Estratigrafia de Sequências Vulcânicas fundado em 1998, certificado pelo CNPQ/UFRGS. Participou e organizou diversos eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na formação de recursos humanos é professor permanente do Programa de \Pós-Gradução em Geociências. Atua como orientador de teses de doutorado, dissertações de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão. Na área de geociências recebeu 3 prêmios e homenagens. Interage com diversos colaboradores em coautorias de trabalhos científicos, tendo participado em projetos nos estados de SC, PR AM, PA,MT e RS e atuou também como pesquisador em projetos na Antártica. Coordenou recentemente diversos projetos de pesquisa, destacando-se o convênio internacional CAPES/FCT (UFRGS-Universidade de Coimbra) e Pró-Trindade (Marinha do Brasil/CNpq) que teve como produtos recentes (2019) 4 filmes/documentários cujos links estão disponibilizados no Lattes no item - Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia. Atualmente participa como pesquisador em projetos da FAPERGS, FAPESP, UFSC/PETROBRÁS, ANP, Fundação Selva com ênfase em estratigrafia e aplicação no sequestro de CO2. Atualmente é pesquisador 1B do CNPq. 

Rualdo Menegat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS), Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru), Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidad Nacional de Lanús (Argentina). Assessor científico da National Geographic Brasil, Vice-Presidente Científico do Foro Latino-Americano de Ciências Ambientais/Cátedra Unesco-Unitwin para o Desenvolvimento Sustentável, Membro Honorário do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, membro da International Commission on History of Geological Sciences (IUGS) e Presidente da Sessão Brasileira da International Association for Geoethics. Atuou como professor visitante na Universidade Nacional San Agostín (Arequipa), na Universidade Nacional Mayor San Marcos (Lima), na Universidad Privada Antenor Orrego (Trujillo), no Peru, e na Universidade Católica Boliviana San Pablo (La Paz).

amanda goulart rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geóloga (2013) e Mestre (2015) em Geociências (Estratigrafia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Docência no Ensino Superior (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora (2019) em Geologia (Paleontologia e Estratigrafia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010, atua na área de Geologia Sedimentar com ênfase em Petrologia Sedimentar. Trabalhou como pesquisadora no Lagesed (2013-2015) e como professora substituta (mineralogia/geologia geral, 2016-2017) no IGEO/UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nas áreas de Sedimentologia e Petrologia Sedimentar. Além disso, é membro permanente da área de Estratigrafia no Programa de Pós-Graduação em Geociências. 

Cassiana Roberta Lizzoni Michelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestre e doutora em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS. Desenvolve pesquisas na área de mineralogia e petrologia com ênfase em interação de rochas vulcânicas e sedimentares e agrominerais. Atuou como coordenadora do Curso de Geologia UFRGS de 2019 a 2023. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS na área de geoquímica. Conselheira titular do Crea RS da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, atuando como coordenadora da Câmara.

Referências

BRILHA, J. Geological Heritage and Geoconservation: Nature conservation from a geological perspective. Palimage Editores, 2005. 121 p.

DI BENEDETTI, V.; PHILIPP, R. P.; DE CAMPOS, R. S. Analysis and evaluation of existing problems on the sandstone façade of the Júlio de Castilhos Museum, Porto Alegre, RS. Pesquisas em Geociências, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 63-75, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1807-9806.19463.

DI BENEDETTI, V. Study of alterations occurring in ornamental rocks used in architectural monuments: Júlio de Castilhos Museum and the Dome of the Metropolitan Cathedral of Porto Alegre. 2006. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

HOSE, T. A. European Geotourism – geological interpretation and geoconservation promotion for tourists. In: BARETTINO, W. A. P.; WIMBLEDON, E. G. (ed.). Geological Heritage: its conservation and management. Madrid: Inove, 2000. p. 127-146.

JORGE, M. do C. O.; GUERRA, A. J. T. Geodiversity, geotourism and geoconservation: concepts, theories and methods. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 1, p. 151–174, 2016. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5793391. Acesso em: 27 jul. 2025

NASCIMENTO, M. do; MANSUR, K. L.; MOREIRA, J. C. Conceptual bases for understanding geodiversity, geological heritage, geoconservation and geotourism. Revista Equador, v. 4, n. 3, p. 48-68, 2015.

PHILIPP, R. P.; VARGAS, J. A.; DI BENEDETTI, V. The geological memory of the old center of Porto Alegre: the record of urban evolution in historical buildings and the city’s urbanism. Pesquisas em Geociências, v. 36, n. 1, p. 59-77, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1807-9806.17875.

QUADRADO, I. de M.; FARIA, A. C. G. de. Museum: narratives about the place of the other in history. Verum: Revista de Iniciação Científica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 127–139, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.237. Acesso em: 27 jul. 2025.

SILVEIRA, A. R. da. The Júlio de Castilhos Museum in the period 1960–1980: Collections, discourses, representations, and practices through a museological exhibition. 2011. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10986

Downloads

Publicado

17-07-2025

Como Citar

Brito da Silva, V., Muller Mohr, I., Canals Meucci, M., Germano Hilgert, V., Philipp, R. P., fernandes de lima, evandro, … Lizzoni Michelin, C. R. (2025). INTEGRATION OF HISTORICAL-CULTURAL AND GEOLOGICAL HERITAGE: GEOTRAIL IN THE HISTORIC CENTER OF PORTO ALEGRE, RS. Boletim Paranaense De Geociências, 83(2), 1–10. https://doi.org/10.5380/bpg.v83i2.99802

Edição

Seção

Artigos do GeoMinE