A SAGA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: IMPRESSO, DIGITAL, HÍBRIDO?
DOI:
https://doi.org/10.5380/bpg.v83i1.98961Resumo
O conteúdo disponível na Internet sobre Geologia do território brasileiro é muito restrito, em contraste com a alta demanda de conhecimento, mas a convergência tecnológica permite expandir os repositórios eletrônicos, alimentados pela digitalização de uma infinidade de livros, revistas, relatórios e outros documentos impressos. O menor custo de produção, distribuição e armazenamento de livros gerou uma disputa branda entre obras em papel e e-books, acessíveis somente pela rede. Este artigo compara vantagens e desvantagens das modalidades de livros em papel, meio digital/eletrônico ou formato híbrido. Os critérios para decisão abrangem: (a) uso didático ou técnico; (b) fugacidade ou perenidade do conhecimento veiculado; (c) acesso e consulta; (d) consulta interativa; (e) tiragem estimada; (f) natureza da documentação; (g) inserção de animações, jogos e outros recursos visuais/sons; (h) presença de imagens de alta qualidade; (i) presença de reproduções em cores. Se é válida a premissa de que livros didáticos são fundamentais na educação básica e na formação de profissionais de nível superior, concluímos que o livro impresso está longe de ser obsoleto.
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