A SAGA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: IMPRESSO, DIGITAL, HÍBRIDO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/bpg.v83i1.98961

Resumo

O conteúdo disponível na Internet sobre Geologia do território brasileiro é muito restrito, em contraste com a alta demanda de conhecimento, mas a convergência tecnológica permite expandir os repositórios eletrônicos, alimentados pela digitalização de uma infinidade de livros, revistas, relatórios e outros documentos impressos. O menor custo de produção, distribuição e armazenamento de livros gerou uma disputa branda entre obras em papel e e-books, acessíveis somente pela rede. Este artigo compara vantagens e desvantagens das modalidades de livros em papel, meio digital/eletrônico ou formato híbrido. Os critérios para decisão abrangem: (a) uso didático ou técnico; (b) fugacidade ou perenidade do conhecimento veiculado; (c) acesso e consulta; (d) consulta interativa; (e) tiragem estimada; (f) natureza da documentação; (g) inserção de animações, jogos e outros recursos visuais/sons; (h) presença de imagens de alta qualidade; (i) presença de reproduções em cores. Se é válida a premissa de que livros didáticos são fundamentais na educação básica e na formação de profissionais de nível superior, concluímos que o livro impresso está longe de ser obsoleto.

Biografia do Autor

Celso Dal Ré Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciência da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Editor-Chefe de Terrae Didatica

Rualdo Menegat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Professor Titular, Porto Alegre, RS, Brasil.

Pedro Wagner Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciência da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Editor-Associado de Terrae Didatica

Downloads

Publicado

03/20/2025

Como Citar

Carneiro, C. D. R., Menegat, R., & Gonçalves, P. W. (2025). A SAGA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: IMPRESSO, DIGITAL, HÍBRIDO?. Boletim Paranaense De Geociências, 83(1), 1–14. https://doi.org/10.5380/bpg.v83i1.98961

Edição

Seção

Artigos