CORÍNDON (AL₂O₃): UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO MINERALÓGICO E GEOLÓGICO DOS DEPÓSITOS NO BRASIL E NO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.5380/bpg.v83i1.98379Palavras-chave:
Coríndon; Metamorfismo de alto grau; Depósitos secundários; Mineralogia; Geologia econômica.Resumo
O coríndon (Al₂O₃) é um mineral amplamente distribuído e de grande importância científica, industrial e gemológica, ocorrendo em diversos ambientes geológicos ao redor do mundo. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica abrangente sobre o coríndon, abordando suas propriedades mineralógicas, cristalográficas, físicas e químicas, bem como suas associações minerais e os contextos geológicos de ocorrência de seus depósitos em escala mundial e no Brasil. A pesquisa baseou-se exclusivamente em levantamento bibliográfico, incluindo artigos científicos, teses, dissertações e relatórios técnicos. Em escala global, os depósitos de coríndon estão predominantemente associados a terrenos metamórficos de alto grau, rochas ígneas alcalinas pobres em sílica e depósitos secundários do tipo aluvial e coluvionar, responsáveis pela maior parte das ocorrências economicamente exploráveis de rubi e safira. No Brasil, as ocorrências de coríndon são relativamente escassas e concentram-se, em sua maioria, em depósitos secundários desenvolvidos sobre terrenos granulíticos e gnaisses aluminossilicáticos, com raros registros de depósitos primários preservados relacionados a ambientes metamórficos e pegmatíticos. A integração das características mineralógicas, das associações minerais e dos contextos geológicos evidencia o coríndon como um importante indicador de condições de alta temperatura e baixo teor de sílica, além de ressaltar o papel fundamental dos processos supergênicos na concentração do mineral. Apesar do reconhecido potencial gemológico, os depósitos brasileiros de coríndon permanecem pouco estudados, destacando a necessidade de investigações integradas que permitam avançar na compreensão de sua gênese e relevância econômica.
Referências
ASSIS, J. M. K. Estudo comparativo de compósitos alumina–zircônia tetragonal e de cerâmica de alumina aditivada com nióbio para aplicações estruturais. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espacial) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos, 2008.
CHODUR, N. L. Mineralogia e geologia dos depósitos de rubi e safira da região de Barra Velha, Santa Catarina. 1997. Tese (Doutorado em Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
DANA, J. D. Manual de mineralogia. 5. ed. Rev. por C. S. Hurlbut Jr. Trad. Rui Ribeiro Franco. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1978. 671 p.
KLEIN, C.; DUTROW, B. Manual de ciências dos minerais. 23. ed. Trad. e rev. téc. Rualdo Menegat. Porto Alegre: Bookman, 2012. 716 p.
LICCARDO, A. Coríndon no Brasil: ocorrências, mineralogia, química e gênese. 2003. 186 p. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2003. (Contribuições às Ciências da Terra, Série D, v. 4).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
