Carta Geotécnica de suscetibilidade a movimentos de massa a partir do mapeamento de áreas com semelhanças geomorfológicas para o município de São Tiago (MG)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v81i1.89494

Keywords:

Cartas geotécnicas, Unidades Geotécnicas, Mapeamento Geomorfológico, Escorregamentos, Suscetibilidade

Abstract

As cartas geotécnicas surgem da necessidade de caracterização do comportamento dos terrenos, oferecendo uma visão espacial e simplificada dos parâmetros de interesse a projetos de expansão de infraestruturas urbanas para os gestores municipais. O presente trabalho propôs o estudo para a zona urbana de São Tiago (MG) a fim de elaborar uma carta geotécnica de suscetibilidade para o município. A motivação para o estudo foi um escorregamento ocorrido em fevereiro de 2017 numa rua do centro do município. Dada a ocorrência e os transtornos advindos, vislumbrou-se a necessidade da investigação sobre os solos da região, inserida no domínio morfoclimático Mares de Morros, caracterizado por terrenos antigos e processos erosivos intensos (AB-SÁBER, 2003). Por meio da sobreposição de dados cartográficos de pedologia, geologia e modelo digital do terreno, associada a investigações de campo para refino, foram obtidas unidades de comportamento pela interação dos solos com seus substratos e as feições do relevo, denominadas unidades geotécnicas. A partir da realização de retroanálise do escorregamento ocorrido e a execução de análises sobre modelos representativos em cenários-padrão, obteve-se o comportamento das unidades identificadas, e os resultados balizaram a classificação de suscetibilidade quanto a movimentos de massa e processos erosivos na área de estudo.

Author Biographies

Thiago Augusto de Castro e Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Alumni

Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Técnico em Eletromecânica do Centro Federal deEducação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Realizou intercâmbio académico na Faculdade deEngenharia da Universidade do Porto (FEUP),no ciclo de Mestrado em Mecânica dos Solos eEngenharia Geotécnica.

Talita Caroline Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais - Professora Adjunta

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos e Mecânica das Rochas.

Denise de Fátima Santos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - Técnica em Mineração e Doutoranda em Geologia

Mestre em Geotecnia pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (NUGEO/UFOP). Graduada em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Possui curso técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é técnica em mineração na UFMG, atuando nos laboratórios de Laminação e Separação Mineral (SEPURA) do CPMTC e doutoranda em Geologia pelo Instituto de Geociências da UFMG.

Published

2024-05-27

How to Cite

e Souza, T. A. de C., Miranda, T. C., & da Silva, D. de F. S. (2024). Carta Geotécnica de suscetibilidade a movimentos de massa a partir do mapeamento de áreas com semelhanças geomorfológicas para o município de São Tiago (MG). Boletim Paranaense De Geociências, 81(1). https://doi.org/10.5380/geo.v81i1.89494

Issue

Section

Artigos