Carta Geotécnica de suscetibilidade a movimentos de massa a partir do mapeamento de áreas com semelhanças geomorfológicas para o município de São Tiago (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v81i1.89494Keywords:
Cartas geotécnicas, Unidades Geotécnicas, Mapeamento Geomorfológico, Escorregamentos, SuscetibilidadeAbstract
As cartas geotécnicas surgem da necessidade de caracterização do comportamento dos terrenos, oferecendo uma visão espacial e simplificada dos parâmetros de interesse a projetos de expansão de infraestruturas urbanas para os gestores municipais. O presente trabalho propôs o estudo para a zona urbana de São Tiago (MG) a fim de elaborar uma carta geotécnica de suscetibilidade para o município. A motivação para o estudo foi um escorregamento ocorrido em fevereiro de 2017 numa rua do centro do município. Dada a ocorrência e os transtornos advindos, vislumbrou-se a necessidade da investigação sobre os solos da região, inserida no domínio morfoclimático Mares de Morros, caracterizado por terrenos antigos e processos erosivos intensos (AB-SÁBER, 2003). Por meio da sobreposição de dados cartográficos de pedologia, geologia e modelo digital do terreno, associada a investigações de campo para refino, foram obtidas unidades de comportamento pela interação dos solos com seus substratos e as feições do relevo, denominadas unidades geotécnicas. A partir da realização de retroanálise do escorregamento ocorrido e a execução de análises sobre modelos representativos em cenários-padrão, obteve-se o comportamento das unidades identificadas, e os resultados balizaram a classificação de suscetibilidade quanto a movimentos de massa e processos erosivos na área de estudo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
