Caracterização geoquímica dos sedimentos argilosos do Baixo Jaguaribe (CE) baseada em métodos de análise multivariada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.84903

Palavras-chave:

ACP, correlação, regressão múltipla, produtos cerâmicos

Resumo

A região do Baixo Jaguaribe, porção leste do Estado do Ceará, destaca-se por ser um território de expressiva atividade econômica devido à indústria ceramista, congregando diversos pólos produtores. Destacam-se como matérias-primas, os sedimentos argilosos e argilo-arenosos na planície de inundação do rio de Jaguaribe. Com o objetivo de caracterizar tais materiais do ponto de vista geoquímico e possíveis implicações tecnológicas, buscou-se investigar as correlações entre os teores de SiO2, Fe2O3, Al2O3, TiO2, K2O, CaO e MnO, com uso de técnicas de Análise por Regressão Linear Múltipla (ARM) e de Análise de Componentes Principais (ACP). As principais correlações observadas foram: Al2O3 x K2O, Fe2O3 x SiO2 e Al2O3 x SiO2. Na ACP, as duas primeiras componentes principais respondem por 67,68% da variância explicada da matriz de dados. A CP1 é definida basicamente pelas cargas fatoriais de Fe2O3, SiO2 e Al2O3, enquanto a CP2, correlaciona-se com os teores de K2O.  Com a ARM, foi possível estabelecer um modelo geral de regressão linear em que os teores de CaO e K2O foram considerados imprevisíveis, podendo fonte de problemas à fabricação de produtos cerâmicos como insumos para construção civil.

Biografia do Autor

Helano Fonteles, Agência Nacional de Mineração (ANM).

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1999); Mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP (2003); Especialiazação em Gestão e Política Mineral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); Doutoramento em Geologia (Geodinâmica e Recursos Minerais) pelo Programa de Pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará (2019), com estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Engenharia Civil e Georecursos do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa/Portugal (2016-2018). Desde 2006 trabalha na Agência Nacional de Mineração (ex-DNPM) como Especialista em Recursos Minerais da Gerência Regional da ANM no Ceará, atuando nas áreas de avaliação de trabalhos de pesquisa mineral (mapeamento geológico, geofísica, geoquímica e prospecção), quantificação de recursos minerais e avaliação de projetos de mineração.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Como Citar

Fonteles, H. (2022). Caracterização geoquímica dos sedimentos argilosos do Baixo Jaguaribe (CE) baseada em métodos de análise multivariada. Boletim Paranaense De Geociências, 49. https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.84903

Edição

Seção

Artigos