Caracterização geoquímica dos sedimentos argilosos do Baixo Jaguaribe (CE) baseada em métodos de análise multivariada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.84903

Palavras-chave:

ACP, correlação, regressão múltipla, produtos cerâmicos

Resumo

A região do Baixo Jaguaribe, porção leste do Estado do Ceará, destaca-se por ser um território de expressiva atividade econômica devido à indústria ceramista, congregando diversos pólos produtores. Destacam-se como matérias-primas, os sedimentos argilosos e argilo-arenosos na planície de inundação do rio de Jaguaribe. Com o objetivo de caracterizar tais materiais do ponto de vista geoquímico e possíveis implicações tecnológicas, buscou-se investigar as correlações entre os teores de SiO2, Fe2O3, Al2O3, TiO2, K2O, CaO e MnO, com uso de técnicas de Análise por Regressão Linear Múltipla (ARM) e de Análise de Componentes Principais (ACP). As principais correlações observadas foram: Al2O3 x K2O, Fe2O3 x SiO2 e Al2O3 x SiO2. Na ACP, as duas primeiras componentes principais respondem por 67,68% da variância explicada da matriz de dados. A CP1 é definida basicamente pelas cargas fatoriais de Fe2O3, SiO2 e Al2O3, enquanto a CP2, correlaciona-se com os teores de K2O.  Com a ARM, foi possível estabelecer um modelo geral de regressão linear em que os teores de CaO e K2O foram considerados imprevisíveis, podendo fonte de problemas à fabricação de produtos cerâmicos como insumos para construção civil.

Biografia do Autor

Helano Fonteles, Agência Nacional de Mineração (ANM).

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1999); Mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP (2003); Especialiazação em Gestão e Política Mineral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); Doutoramento em Geologia (Geodinâmica e Recursos Minerais) pelo Programa de Pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará (2019), com estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Engenharia Civil e Georecursos do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa/Portugal (2016-2018). Desde 2006 trabalha na Agência Nacional de Mineração (ex-DNPM) como Especialista em Recursos Minerais da Gerência Regional da ANM no Ceará, atuando nas áreas de avaliação de trabalhos de pesquisa mineral (mapeamento geológico, geofísica, geoquímica e prospecção), quantificação de recursos minerais e avaliação de projetos de mineração.

Downloads

Publicado

30.11.2022

Como Citar

Fonteles, H. (2022). Caracterização geoquímica dos sedimentos argilosos do Baixo Jaguaribe (CE) baseada em métodos de análise multivariada. Boletim Paranaense De Geociências , 49. https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.84903

Edição

Seção

Artigos