Conteúdo geocientífico da Cratera de Vista Alegre - PR: pré-impacto e pós-impacto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v80i2.84303

Palavras-chave:

Cratera de impacto, Vista Alegre, Geociências

Resumo

O Objetivo principal deste trabalho é apresentar as potencialidades do conteúdo geocientífico (pré e pós impacto) da cratera de impacto localizada no distrito de Vista Alegre, no município de Coronel Vivida, Paraná. A metodologia para desenvolver a pesquisa se deu através de uma abordagem descritiva por meio de levantamento de referências bibliográficas. Como resultado foi possível coletar informações de contexto geológico pré impacto do período da Era Mesozóica, tendo um destaque durante o final do período Jurássico e o início do Cretáceo. Em contrapartida, pós impacto foram coletadas informações provenientes desde o término da Era Mesozóica, com o princípio da Era Cenozóica vinculados principalmente a época de deterioração da cratera no Período Cenozóico, mas também foram apresentadas informações sobre a última glaciação ocorrida no Holoceno. Ainda como parte da pesquisa foi realizada uma busca por ações antrópicas na região. Com base nos registros aéreos efetuados pelo Instituto de Terras Cartografia e Geociência (ITCG) em 1980, a partir de dados oriundos de artigos e dissertações, notou-se atividades antrópicas na região responsáveis por causar a poluição de rios e erosão da cratera. Assim, foi possível concluir a necessidade de se adotar metodologias que forneçam a proteção e conservação deste patrimônio geológico, pois ainda não são gerados recursos e a valorização devida para esta região.

Biografia do Autor

Bruno Leonardo Nascimento-Dias, Museu Nacional do Rio de Janeiro

Formou-se em Licenciatura em Física pela faculdade Souza Marques em 2017, com graduação sanduíche pela Monash University em Melbourne na Austrália, pertencente ao grupo G8 de universidades australianas, ou seja, 8 instituições que se encontram entre as 100 melhores do mundo. Obteve o Mestrado em Física pela UERJ em 2018 analisando meteoritos marcianos, da lua. Obteve seu Doutorado em Física pela UFJF em julho de 2021, a partir do tema reconstrução paleoambiental de Marte, analisando meteoritos marcianos e dados da NASA. Faz parte do conselho internacional da Red Española de Planetología y Astrobiología, Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia, membro da Sociedade Brasileira de Física. Pesquisador do Museu Nacional, orientando alunos de Mestrado pela instituição no programa de Geociência. Foi pesquisador PCI (MCTI/CNPq) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), sendo atualmente, pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro com bolsa de Pósdoc do CNPq. É Pesquisador coordenador responsável do Grupo G.A.M.E (Grupo de Astrobiologia e Meteorítica). Também é gerente editorial da RADA (Revista de Atividade de Divulgação em Astrogeologia). Linhas de interesse são: Astrobotânica (Árvores e fungos micorrízicos), Astrobiologia (Extremófilos, Biomedicina espacial, Neurociência), Astrogeologia (Marte, Meteoritos, Engenharia planetária) além de Ficção científica e Filosofia da ciência. Além disso, trabalha com Ensino e divulgação de ciência através de eventos presenciais e canal de youtube do NUPESC.

Downloads

Publicado

11/29/2022

Como Citar

Nascimento-Dias, B. L., Botelho, E. C., & Crósta, Álvaro P. (2022). Conteúdo geocientífico da Cratera de Vista Alegre - PR: pré-impacto e pós-impacto. Boletim Paranaense De Geociências, 49. https://doi.org/10.5380/geo.v80i2.84303

Edição

Seção

Artigos