A história do Museu Nacional do Rio de Janeiro e de sua coleção de meteoritos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v80i2.84300

Palavras-chave:

Museu Real, Casa dos Pássaros, Museu Imperial e Nacional, Meteoritos

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho é descrever a história do Museu Nacional, desde a sua origem até os dias de hoje. Além disso, será apresentada a história de como se originou a coleção de meteoritos brasileiros. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida através de levantamento documental por meio de uma abordagem de revisão bibliográfica e historiográfica. Dessa forma, foi possível verificar que o Museu Nacional teve suas origens, ao que tudo indica, da Casa dos Pássaros, passando a se chamar depois de Museu Real antes do nome atual. Com base nesse levantamento também pode ser constatado que o Brasil possui cerca de 80 meteoritos catalogados desde a descoberta de seu primeiro exemplar, Bendegó. A pequena quantidade de meteoritos catalogados no país reflete bem o fato da meteorítica ainda ser pouco valorizada e difundida no Brasil. Contudo, vale salientar que isto não altera o valor que os meteoritos brasileiros possuem como patrimônio geológico tanto para o Museu Nacional, quanto para a área de Meteorítica.


Biografia do Autor

Bruno Leonardo Nascimento-Dias, Museu Nacional do Rio de Janeiro

Formou-se em Licenciatura em Física pela faculdade Souza Marques em 2017, com graduação sanduíche pela Monash University em Melbourne na Austrália, pertencente ao grupo G8 de universidades australianas, ou seja, 8 instituições que se encontram entre as 100 melhores do mundo. Obteve o Mestrado em Física pela UERJ em 2018 analisando meteoritos marcianos, da lua. Obteve seu Doutorado em Física pela UFJF em julho de 2021, a partir do tema reconstrução paleoambiental de Marte, analisando meteoritos marcianos e dados da NASA. Faz parte do conselho internacional da Red Española de Planetología y Astrobiología, Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia, membro da Sociedade Brasileira de Física. Pesquisador do Museu Nacional, orientando alunos de Mestrado pela instituição no programa de Geociência. Foi pesquisador PCI (MCTI/CNPq) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), sendo atualmente, pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro com bolsa de Pósdoc do CNPq. É Pesquisador coordenador responsável do Grupo G.A.M.E (Grupo de Astrobiologia e Meteorítica). Também é gerente editorial da RADA (Revista de Atividade de Divulgação em Astrogeologia). Linhas de interesse são: Astrobotânica (Árvores e fungos micorrízicos), Astrobiologia (Extremófilos, Biomedicina espacial, Neurociência), Astrogeologia (Marte, Meteoritos, Engenharia planetária) além de Ficção científica e Filosofia da ciência. Além disso, trabalha com Ensino e divulgação de ciência através de eventos presenciais e canal de youtube do NUPESC.

Carolina da Conceição Bento, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto de Geologia

Departamentod e Geologia

Maria Elizabeth Zucolotto, Museu Nacional do Rio de Janeiro

Departamento de Geologia e Paleontologia

Downloads

Publicado

11/29/2022

Como Citar

Nascimento-Dias, B. L., Alvarenga, M. C. F., Bento, C. da C., & Zucolotto, M. E. (2022). A história do Museu Nacional do Rio de Janeiro e de sua coleção de meteoritos brasileiros. Boletim Paranaense De Geociências, 49. https://doi.org/10.5380/geo.v80i2.84300

Edição

Seção

Artigos