PARÂMETROS SEDIMENTOLÓGICOS DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA – ESTUDO DE CASO NA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE CONDE - BA
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.73568Palavras-chave:
Manguezal, Estuário, Granulometria, Tropical, Terras ÚmidasResumo
A Zona Costeira do Norte do Estado da Bahia compõe-se de um mosaico de ecossistemas altamente produtivos, incluindo pequenos estuários e terras úmidas ricas em biodiversidade, cuja origem e funcionamento estão amplamente relacionados a processos sedimentares. Este estudo de Caso visou conhecer características sedimentológicas costeiras no Município de Conde pela análise de 40 amostras de sedimentos, coletadas entre Novembro de 1998 e Janeiro de 1999. O peneiramento analítico das amostras secas permitiu a realização de análises estatísticas e elaboração de gráficos. Os Rios Itapicuru e Itariri possuem comportamentos sedimentológicos semelhantes com: (1) padrões fluviais entrecortados junto à rodovia BA-099, (2) estuários tropicais meandrantes com valores máximos de sedimentos sílticos e argilosos (lama) junto aos manguezais conexos e (3) desembocaduras com sedimentos fluviais retrabalhados pela dinâmica costeira, incluindo componente eólico. Os pântanos mostraram intensa variabilidade granulométrica nas amostras sugerindo processos muito localizados de formação de fácies sedimentares e indicando necessidade de rede amostral mais complexa. A inferência da dinâmica ambiental vigente e as experiências metodológicas descritas podem ser úteis no direcionamento de novas pesquisas e no auxilio da gestão ambiental na região.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
