ESTIMATIVA DE COEFICIENTES DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ATUBA: CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA PARANÁ/ BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v65i0.6647Palavras-chave:
coeficiente de escoamento, impermeabilização, mapeamento, urbanização, Rio Atuba.Resumo
O trabalho apresenta os resultados da aplicação do método do Soil Conservation Service (SCS), atrelado à utilização de técnicas de tratamento de dados e confecção de mapas temáticos em ambiente SIG. Tem como objetivo principal avaliar a variação temporal e espacial dos coeficientes de escoamento superficial ( C ), ocasionado pela impermeabilização do solo, na bacia hidrográfica do rio Atuba. A avaliação temporal e espacial foi realizada em três períodos distintos de urbanização: I) início da década de 60, ano de 1962, quando a bacia estava quase que em seu estado natural; II) ano de 1980, início do processo de urbanização e; III) ano 2000, período em que se observa um acelerado aumento das áreas urbanizadas. O método do SCS calcula o coeficiente C a partir das diversas percentagens de impermeabilização da cobertura superficial do terreno e, das características físicas e umidade antecedente, dos diferentes grupos hidrológicos de solos, encontrados em uma bacia hidrográfica. Como resultado final obteve-se a quantificação dos índices de armazenamento superficial dos solos e dos índices de escoamento superficial além, da interpolação, em ambiente SIG, dos mapas de cobertura superficial do terreno com o mapa de solo para a elaboração do mapa da análise multitemporal dos coeficientes de escoamento superficial.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.