EVOLUÇÃO GEOQUÍMICA E PETROGÊNESE DE CHARNOCKITOS ÍGNEOS NO CINTURÃO MÓVEL COSTEIRO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v57i0.6045Palavras-chave:
magmas charnockíticos, evolução geoquímica, petrogênese, granitos tipo-A, charnockitic magmas, geochemical evolution, petrogenesis, A-type granitesResumo
Rochas máficas e félsicas com hiperstênio são importantes componentes da zona de transição entre o cráton do São Francisco e o Cinturão Móvel Costeiro Neoproterozóico no extremo sul do Estado da Bahia. Os charnockitóides possuem teores 54 a 70% de SiO2, correspondendo de termos intermediários a ácidos. A geoquímica revela um caráter metaluminoso e uma assinatura cálcio-alcalina/álcali-cálcica, compreendendo rochas ricas em Ti, P, Zr, Ba e ETR, ligeiramente enriquecidas em Fe e K e pobres em Mg, Al e V, sendo variavelmente empobrecidas em Ca, se comparadas com rochas granitóides de teor de sílica similar. Possuem teores altos de ETR, com padrões moderadamente a fortemente fracionados para os termos mais básicos e ácidos. A interpretação petrogenética baseia-se na(s): (i) natureza dos contatos, os quais mostram que as rochas félsicas intrudiram nas rochas máficas; (ii) texturas magmáticas das rochas charnockíticas félsicas em contraste com texturas inequivocamente metamórficas dos membros finais máficos; (iii) mineralogia predominantemente anidra; e (iv) trends homogêneos em muitos diagramas de variação, além do caráter geoquímico não-depletado das rochas félsicas; sugerindo que magmas tipo C são produzidos pela fusão de fontes máficas a intermediárias de alto-K, nas quais a hornblenda foi previamente desidratada. O baixo conteúdo de CaO e alta razão Ca/Sr dos magmas tipo A é uma evidência que suporta plagioclásio residual, mas não hornblenda, nas rochas fontes da região.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
