TECTÔNICA PÓS-DEVONIANA NA FALHA DE JACIARA, NOROESTE DA BACIA DO PARANÁ – MT.
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.59534Palavras-chave:
Bacia do Paraná, Devoniano, lineamentosResumo
A Bacia do Paraná apresenta na sua história evolutiva eventos de reativações de estruturas pretéritas do embasamento Pré-Cambriano, com reflexos nas estruturas tectônicas impressas nas rochas de suas sequências sedimentares. O arcabouço estrutural da região noroeste da Bacia do Paraná tem como principal estrutura do embasamento o Lineamento Transbrasiliano (LTB). Esta feição, amplamente estudada e caracterizada, principalmente em mapas regionais magnetométricos, apresenta correspondência em estruturas tectônicas pós-deposicionais da seção sedimentar da bacia.
As feições lineares que ocorrem na seção paleozoica da bacia e do embasamento, na região de Jaciara, Mato Grosso, foram caracterizadas a partir de estudos com imagens de relevo (SRTM) e mapas magnéticos. A falha de Jaciara foi definida a partir de falhas e fraturas com arranjo estrutural segundo a direção principal NE-SW, observadas nas rochas sedimentares devonianas, com cinemática sinistral, possivelmente resultante de reativações tectônicas que ocorreram durante o Permiano em diversas regiões da bacia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.