ESTUDO MORFODINÂMICO DURANTE UMA MARÉ EQUINOCIAL DE SIZÍGIA EM UMA PRAIA DE MACROMARÉ DO LITORAL AMAZÔNICO (PRAIA DE AJURUTEUA-PA, BRASIL)

Autores

  • Vitalina Magalhães Barbosa Universidade Federal do Pará
  • Anderson Manoel da Silva Gregório Universidade Federal do Pará
  • Débora Vieira Busman Universidade Federal do Pará
  • Rauquírio André Albuquerque Marinho da Costa Universidade Federal do Pará
  • Pedro Walfir Martins Sousa e Filho Universidade Federal do Pará
  • Luci Cajueiro Carneiro Pereira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v60i0.5642

Palavras-chave:

Morfodinâmica, maré equinocial, macromaré, litoral amazônico, Morphodynamic, equinoctial tide, macrotidal, Amazon coast

Resumo

A zona costeira bragantina está susceptível a fortes processos hidrodinâmicos que continuamente remodelama morfologia praial local. Estas flutuações de energia são mais intensas durante as marés equinociais desizígia, registradas durante os meses de março/abril e setembro/outubro, na região. Para conhecer as variaçõesmorfodinâmicas durante um destes períodos, medidas de intensidade e direção de correntes, altura da ondana rebentação (Hb), período da onda (T), ângulo de rebentação (αb), declividade do perfil (m), surf scaling parameter(ε), coeficiente de rebentação (β) e variação da escarpa, foram realizadas, diariamente, entre os dias17 e 22 de março de 2003. As correntes foram medidas na zona de surf, através de um correntômetro SensordataSD30. As alturas, períodos e ângulo de rebentação foram medidos com o auxílio de régua, cronômetro ebússola, respectivamente. Os levantamentos topográficos foram realizados em dois perfis perpendiculares àlinha de costa, com auxílio de um nível, tripé e mira falante. As análises realizadas demonstraram que a área em estudo é, em sua maioria, morfodinâmicamente dissipativa, com ondas tipo deslizante principalmente, nosetor SE. Os processos erosivos na praia em estudo são conseqüência de causas naturais, intensificadas porações antrópicas (e.g. ocupação desordenada de edificações sobre campos de dunas e área de manguezal),sendo a energia hidrodinâmica gerada pela macromaré equinocial, um fator preponderante na modificação daconfiguração morfológica da praia de Ajuruteua, durante o período em estudo. Estas alterações refletiram emtransformações morfodinâmicas a curto período que corresponderam a alterações no volume sedimentar dosdiferentes subambientes praiais.

Biografia do Autor

Rauquírio André Albuquerque Marinho da Costa, Universidade Federal do Pará

Campus de Bragança

Pedro Walfir Martins Sousa e Filho, Universidade Federal do Pará

Departamento de Geologia

Luci Cajueiro Carneiro Pereira, Universidade Federal do Pará

Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina

Downloads

Como Citar

Barbosa, V. M., Gregório, A. M. da S., Busman, D. V., Marinho da Costa, R. A. A., Sousa e Filho, P. W. M., & Pereira, L. C. C. (2007). ESTUDO MORFODINÂMICO DURANTE UMA MARÉ EQUINOCIAL DE SIZÍGIA EM UMA PRAIA DE MACROMARÉ DO LITORAL AMAZÔNICO (PRAIA DE AJURUTEUA-PA, BRASIL). Boletim Paranaense De Geociências , 60. https://doi.org/10.5380/geo.v60i0.5642

Edição

Seção

Artigos