EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL – ESTADO DE SANTA CATARINA.

Autores

  • João Pedro Santos Paz Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Celso Voos Vieira Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v74i1.50945

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Área de Preservação Permanente.

Resumo

No contexto das mudanças globais dinâmicas e aceleradas do século XXI, o conhecimento sobre o uso e a cobertura do solo representam ferramentas importantes para o monitoramento e planejamento urbanístico e ambiental. Este trabalho apresentou o diagnóstico histórico evolutivo comparativo do uso e cobertura do solo do município de São Francisco do Sul/SC e de suas áreas de restrição ambiental. Na elaboração do estudo foram utilizadas imagens orbitais dos satélites Landsat-5 e Landsat-8. Para a classificação das imagens utilizou-se o ArcGis 10.2.2 e foram identificadas oito classes de uso e ocupação do solo: água, manguezal, área urbanizada, vegetação em estágio inicial, solo exposto, vegetação em estágio médio / avançado, gramínea e silvicultura. O estudo da evolução de uso e cobertura do solo demonstrou um aumento considerável nas áreas urbanizadas no município e uma intensa diminuição de áreas de solo exposto, que foram gradualmente substituídas por vegetação em estágio inicial. Destaca-se ainda a constatação de uma alta taxa de regeneração de áreas degradadas no interior de Áreas de Preservação Permanente e no Parque Estadual Acaraí. Por fim foi identificado que ao longo do período estudado houve um aumento de áreas vegetadas no município, mesmo com a avanço das áreas urbanizadas.

Biografia do Autor

João Pedro Santos Paz, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Celso Voos Vieira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui Graduação em Geografia com Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, área de concentração em Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN) na linha de pesquisa em Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Atua como docente nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Biologia e Biologia Marinha, Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Desde 2012 também é gerente técnico da empresa Asteka Ambiental, com a função de gerenciar e coordenar estudos técnicos, laudos ambientais e licenciamentos ambientais nas áreas de Construção Civil, Infraestrutura, Indústria e Telecomunicação. Aliando as experiências em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), banco de dados e cartografia atuou como gerente da Unidade de Gestão e do Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN) da Prefeitura Municipal de Joinville. Destaca-se a experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia e geomorfologia costeira, sensoriamento remoto, cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

http://lattes.cnpq.br/6126335000756985

Downloads

Publicado

2018-03-17

Como Citar

Santos Paz, J. P., & Vieira, C. V. (2018). EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL – ESTADO DE SANTA CATARINA. Boletim Paranaense De Geociências, 74(1). https://doi.org/10.5380/geo.v74i1.50945

Edição

Seção

Artigos