ESTUDIOS PRELIMINARES DE LA HIDROGEOQUÍMICADE UN ACUÍFERO FRACTURADO URUGUAYO: ESTUDIO DE CASO PUNTA ESPINILLO
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v56i0.4908Palavras-chave:
Sistema fraturado, hidrogeoquímica, pré-cambiano, Uruguai, Fractured System, hydrogeochemistry, Precambrian, UruguayResumo
A zona de Punta Espinillo está situada ao NW da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, na margem do rio Santa Lucia perto de sua foz no Rio da Prata. Trata-se de um sistema fissurado desenvolvido em rochas do embasamento precambriano uruguaio. Esta zona está afetada por uma intensa atividade agrícola desde o começo do século XX. Neste arcabouço, com o desenvolvimento tecnológico têm sido incrementadas as captações de água subterrânea e paralelamente a eficiência dos sistemas de irrigação. Em função do tamanho das parcelas, minifúndios menores a 3 hectares, e na necesidade de ter um poço por produtor, a densidade de poços que captam água subterrânea é muito alta, gerando que alguns deles fiquem localizados na mesma fenda produtora. Isto levou os produtores a aumentar as vazões e os tempos de bombeamento dos poços, sem o necessário controle. O resultado é o rebaixamento dos níveis estáticos de maneira surpreendente, alguns dos poços secaram, e em outros o nível estático estabilizou-se abaixo do nível do mar, sugerindo a entrada da cunha salina para justificar os elevados teores de sais nestas águas. Todavia, os estudos geoquímicos das águas, apresentados neste trabalho, indicam que é improvável uma origem marinha, mas sim continental. Por outro lado, o aumento da salinidade gera uma diminuição da absorção dos nutrientes pelas plantas, induzindo um aumento no uso de fertilizantes, principalmente os de origem animal, e alguns inorgânicos nitrogenados (NPK), e com eles o aumento dos teores de nitratos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.