MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE DAS VERTENTES NATURAIS ANTE A OCORRENCIA DE ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS EM UM TRECHO DA BR- 376, ATRAVÉS DA ANÁLISE DO FATOR DE SEGURANÇA, PR.

Authors

  • YULIMAR SUGEY MILLÁN COY YULIMAR MILLÁN Universidade Federal do Paraná
  • ALBERTO PIO ALBERTO PIO FIORI Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v75i0.46519

Keywords:

Teoria de equilibrio límite, modelos matemáticos, geoprocessamento

Abstract

Uma grande variedade de métodos vem sendo propostos para compreender e avaliar a suscetibilidade das vertentes ante a ocorrência de escorregamentos translacionais, entre eles, os métodos determinísticos baseados em modelos matemáticos são muito utilizados. O modelo matemático empregado nesta pesquisa teve seu foco na aplicação dos métodos determinísticos com base na teoria do equilíbrio limite para o cálculo do Fator de Segurança (Fs) e espacialização dos resultados empregando técnicas de geoprocessamento. O uso destas técnicas é de grande importância na identificação de áreas suscetíveis a escorregamentos, já que permitem a integração de uma grande variadade de informações da paissagem, tais como a topografia, declividade, parâmetros físicos e mecânicos dos solos, entre outros, auxiliando na elaboração de mapas de suscetibilidade local de interesse. A área de pesquisa está localizada em uma porção Paranaense do Primeiro Planalto de Curitiba, ao longo da rodovia federal BR-376 entre o quilômetro 658+820 m e o quilômetro 660+690, onde são observadas uma grande quantidade de movimentações e cicatrizes de escorregamentos nas vertentes naturais. Várias dessas movimentações ocorreram após eventos pluviométricos muito fortes que atingiram a região no mês de março do 2011, com precipitações acumuladas mensal maior a 700 mm, os quais ocasionaram perjuizos e a interrupção do trafego no trecho da BR-376. A validação do modelo empregado foi feita através do cruzamento do inventário de escorregamentos realizado com os mapas de Fator de Segurança (Fs), obtendo-se uma boa correspondencia na localização das áreas com maior suscetibilidade ante a ocorrência de escorregamentos translacionais.

Author Biographies

YULIMAR SUGEY MILLÁN COY YULIMAR MILLÁN, Universidade Federal do Paraná

Geología Ambiental, linha de pesquisa Riesgo Geológico

ALBERTO PIO ALBERTO PIO FIORI, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná, no setor de ciências da terra, no programa de Geologia

Published

2019-11-12

How to Cite

YULIMAR MILLÁN, Y. S. M. C., & ALBERTO PIO FIORI, A. P. (2019). MAPEAMENTO DA SUSCETIBILIDADE DAS VERTENTES NATURAIS ANTE A OCORRENCIA DE ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS EM UM TRECHO DA BR- 376, ATRAVÉS DA ANÁLISE DO FATOR DE SEGURANÇA, PR. Boletim Paranaense De Geociências, 75. https://doi.org/10.5380/geo.v75i0.46519

Issue

Section

Artigos