VARIAÇÕES MORFOLÓGICAS E VOLUMÉTRICAS ASSOCIADAS À INCIDÊNCIA DE SISTEMAS FRONTAIS EM DUAS PRAIAS ARENOSOS DO LITORAL PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v52i0.4211Resumo
O objetivo deste trabalho foi contribuir para a compreensão da dinâmica costeira e, conseqüentemente, fornecer subsídios para o planejamento ocupacional e manejo de alguns setores da orla litorânea do estado do Paraná. Para contribuir com a compreensão da dinâmica costeira, foi efetuada a caracterização da morfologia e dinâmica de duas praias arenosas, correlacionandoas com a incidência de sistemas frontais sobre a região. A acentuada agitação marítima que acompanha o trajeto percorrido por alguns sistemas frontais apresenta-se como o maior regulador da dinâmica costeira do Sul do Brasil, sendo que os efeitos sentidos pela orla em decorrência de tais fenômenos podem tornar-se problemas quando estes atingem áreas ocupadas. A caracterização das praias foi realizada através de doze levantamentos planialtimétricos mensais, em duas praias, salvo meses em que não puderam-se realizar as amostragens em decorrência de problemas técnico-operacionais. Estes perfis foram amostrados na zona emersa e submersa das praias, sendo utilizado para esta última, um método desenvolvido e apresentado na dissertação em forma de artigo na íntegra. Com o auxilio dos Boletins de Sistemas Frontais e Boletins de Eventos Notórios - Casos de Agitação Marítima de Grande impacto na América do Sul, disponibilizados pela página do Sistema de Previsão de Ondas- INPEC/CPTEC, foi possível efetuar um levantamento da incidência e freqüência destes eventos. Com base nos resultados obtidos, foram apresentadas algumas sugestões e recomendações com objetivo de incentivar trabalhos referentes a este tema, o que, em um futuro próximo, poderia minimizar os problemas decorrentes da interação entre dinâmica e ocupação antrópica da orla, problemas estes que se tornaram comuns no litoral do estado do Paraná.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.