MAPEAMENTO DA PLANÍCIE COSTEIRA E MORFOLOGIA E DINÂMICA DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE ITAPOÁ, ESTADO DE SANTA CATARINA: SUBSÍDIOS À OCUPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v49i0.4147Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da dinâmica costeira e fornecer subsídios para o planejamento e ocupação da orla litorânea do Município de Itapoá, litoral norte do Estado de Santa Catarina. Para compreender a dinâmica costeira em diversas escalas temporais, o trabalho foi dividido em três partes: i) mapeamento da planície costeira e evolução geológica durante o Quaternário ii) caracterização da morfologia e dinâmica das praias; iii) análise das variações da linha de costa nas últimas quatro décadas. O mapa da planície costeira é apresentado na escala 1: 50.000. No mapeamento foi dada ênfase às unidades do Quaternário costeiro e à identificação de ambientes de sedimentação. Também, foram identificados e datados indicadores de paleoníveis marinhos holocênicos. A caracterização das praias foi realizada através de: i) levantamentos sazonais de nove perfis planialtimétricos durante dois anos; ii) caracterização sedimentológica através de amostragens longitudinais e transversais; iii) classificação morfodinâmica com base nos modelos existentes na bibliografia. A análise das variações da linha de costa foi realizada através da comparação de fotografias aéreas verticais dos anos de 1957, 1978 e 1995. Com base nos resultados obtidos foram apresentadas algumas sugestões e recomendações com o objetivo de minimizar os problemas decorrentes da interação entre a dinâmica costeira e a ocupação antrópica da orla litorânea do Município de Itapoá.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.