Índice Relativo de Risco, ferramenta de tomada de decisão em bacias hidrográficas destinadas ao abastecimento público
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v71i0.34986Palavras-chave:
índice relativo de risco, hidroquímica multielementar, bacias hidrográficas, tomada de decisão.Resumo
A qualidade dos recursos hídricos é primordial para a saúde e o meio ambiente. O trabalho propõe uma ferramenta hidroquímica, que contribuirá com o gestor de bacias hidrográficas, em projetos relacionados ao uso dos recursos hídricos para consumo humano. Aqui definido como Índice Relativo de Risco, o método tem com base a detecção de multielementos dissolvidos nas águas e suas características tóxicas e/ou carcinogênicas. Isso certamente contribui na tomada de ações e decisões, em projetos cujo enfoque seja gestão e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos. Os objetivos foram: (a) definição e apresentação do método Índice Relativo de Risco, como ferramenta hidroquímica na seleção de bacias hidrográficas destinadas ao abastecimento público; (b) cálculo do Índice Relativo de Risco via ingestão de água in natura; (c) cálculo do risco toxicológico cumulativo, com o programa Risk-Based Corrective Action (RBCA, 2007); (d) comparação dos resultados obtidos no Índice Relativo de Risco e Risk-Based Corrective Action. Os índices obtidos permitem hierarquizar as bacias hidrográficas com maiores riscos à saúde. O uso de analises multielementares, em específico os multielementos químicos dissolvidos em água, e sua relação com valores orientadores pré-definidos, mostra-se uma ferramenta com apreciáveis resultados e excelente custo-benefício. O uso do Índice Relativo de Risco, para hierarquizar bacias hidrográficas destinadas ao consumo humano, permite evitar, minimizar e monitorar o risco de exposição da população, sob a ótica de que elementos dissolvidos podem causar prejuízos à saúde de consumidores.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
