AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE URBANO ARNULPLHO FIORAVANTE PARA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESTAURAÇÃO

Autores

  • Maria Lída Matsumoto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Joelson Pereira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andréia Sangalli Universidade Federal da Grande Dourados
  • Shaline Séfara Lopes Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v67i0.19400

Palavras-chave:

nascentes, gestão ambiental, parque urbano

Resumo

Este trabalho objetivou elaborar uma avaliação ambiental do Parque Arnulpho Fioravante, Dourados, MS, bem como propor uma estratégia de restauração para as APPs ali existentes. O parque localiza-se na área urbana da Cidade de Dourados entre as coordenadas S 22º 14' 03,10" e W 54º 47' 47,52" e S 22º 13' 34,52" e W 54º 47' 11,12". Para o estudo espacial do local foram utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Para avaliar o grau de conservação das nascentes foi utilizado um protocolo de avaliação rápida de diversidade de habitats. Além disso, através de avaliação in loco, foi efetuado um inventário da flora e fauna existente. O Parque Arnulpho Fioravante encontra-se em péssimo estado de conservação. Suas nascentes encontram-se todas impactadas, com grande acúmulo de lixo, deposição de esgoto e ausência de matas ciliares. Nas condições em que se encontra não atende as funções básicas que é de servir para a melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano e da conservação da biodiversidade local. Nesse sentido, são necessárias medidas urgentes de revitalização e de um programa de gestão ambiental que garanta a manutenção da biodiversidade e ao mesmo tempo possa fornecer local adequado de lazer. Faz-se necessário também o desenvolvimento de ferramentas de sensibilização e transformação que promova mudanças de condutas na comunidade do entorno no sentido de possibilitar a percepção de problemas ambientais, fazendo com que cada pessoa assuma a sua responsabilidade perante o meio em que está inserida.

Biografia do Autor

Maria Lída Matsumoto, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais –FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Dourados, MS.

Zefa Valdivina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais –FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Dourados, MS.

Joelson Pereira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais –FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Dourados, MS.

Andréia Sangalli, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais –FCBA, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Dourados, MS.

Shaline Séfara Lopes Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Engenheira Agrônoma, Bolsista EXP - 3 CNPq.

Downloads

Como Citar

Matsumoto, M. L., Pereira, Z. V., Pereira Gonçalves, J., Sangalli, A., & Lopes Fernandes, S. S. (2012). AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE URBANO ARNULPLHO FIORAVANTE PARA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESTAURAÇÃO. Boletim Paranaense De Geociências, 67. https://doi.org/10.5380/geo.v67i0.19400

Edição

Seção

Artigos